Como se livrar de rugas em tênis

Você precisará de algum esforço para que seus tênis pareçam novos

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Os tênis novos são bonitos e possuem um bom formato. No entanto, os preferidos e muito usados tendem a perder seu formato original e desenvolver rugas em volta das dobras dos dedos. Tudo o que você precisa para que eles pareçam novos é de esforço, alguns itens domésticos e paciência.

Step 1

Usando uma solução de limpeza suave (para tênis de pano ou de nylon) ou um limpador de couro (para os de couro) e um pano macio, limpe os calçados muito bem. Certifique-se de dar atenção especial às rugas, onde sujeira e poeira tendem a se acumular.

Step 2

Com os tênis amarrados firmemente, molhe-os bem com água. Isso poderá ser feito submergindo-os em um tanque ou em uma banheira, ou molhando-os com uma mangueira.

Step 3

Forre a parte interna dos tênis com papel toalha e encha-os bem com muitas bolas de jornal amassado. O papel evita que a tinta das folhas de jornal seja transferida para o tecido. A parte de cima do calçado deve ser levemente abaulada para fora, nos locais onde haviam os vincos.

Step 4

Coloque toalhas de papel ou um pano macio em cima dos tênis molhados e estufados com jornal. Coloque o livro duro e pesado sobre a metade do calçado, começando da língua e cobrindo toda a frente até a ponta dos dedos.

Step 5

Coloque um peso de 4kg ou 5 kg em cima de cada tênis. Isso fará pressão suficiente no calçado para diminuir gradativamente ou até eliminar permanentemente as dobras. Coloque-os em um local quente e ensolarado até que sequem totalmente. Assim que estiverem secos, estarão prontos para serem usados novamente e parecerão quase novos.

×