Como consertar um buraco em botas de borracha

••• Stephen Schauer/Digital Vision/Getty Images

A última coisa que você deseja encontrar ao ir pescar em um rio ou riacho é um buraco nas suas botas de borracha. Esse tipo de bota foi criada à prova d'água para manter suas pernas e pés secos. Se você encontrar buracos nelas, conserte-as antes de utilizá-las. O processo é duplo: localizar e isolar os buracos; vedá-los e consertá-los.

Localizando os buracos

Passo 1

Encha uma banheira ou um balde com água. Mergulhe as botas no local, mantendo sua cintura acima do nível de água para que ela não entre totalmente dentro dos calçados.

Passo 2

Procure por bolhas de ar saindo na água. Levante a área da bota de onde as bolhas estão saindo e segure o local em direção à luz para visualizar os buracos.

Passo 3

Circule os buracos com um marcador.

Vede os buracos

Passo 1

Seque as botas completamente em um varal de roupas.

Passo 2

Vire as botas de dentro para fora e lixe a área ao redor dos buracos. Para os vazamentos menores de 1,5 cm, não lixe mais de 1,5 cm ao redor do buraco. Já para rasgos maiores, lixe 2,5 cm.

Passo 3

Recorte um remendo de um tecido neoprene com 2,5 cm a mais do que o tamanho da área de vazamento. Aplique a cola seladora para costura na parte de trás do remendo e na área lixada na bota.

Passo 4

Pressione o buraco e aplique o remendo. Segure o tecido com firmeza contra a bota por cinco minutos para manter a cola. Deixe a cola trabalhar entre seis e oito horas.

Passo 5

Aplique a cola diretamente nos buracos pequenos de vazamento ou naqueles com menos de 5 mm. A cola se encaixa perfeitamente nos buracos menores sem precisar de um remendo.

Mais recentes

×