Como alargar um vestido

••• racing dress image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com

Você encontrou um vestido antigo em uma loja e ele é quase do seu tamanho, ou talvez você tem um vestido favorito comprado anos atrás, quando você era um tamanho menor, e não quer jogá-lo fora. Você ainda pode comprar aquele vestido antigo ou usar o seu. Basta alargá-los. No entanto, a maioria dos vestidos feitos comercialmente nas últimas décadas não pode ser alargada facilmente porque não há tecido suficiente nas costuras, mas você pode corrigir isso adicionando tecido extra neles.

Passo 1

Determine se o vestido pode ser alargado. Examine as sobras da costura (o tecido na parte interna dela) para ver se há tecido suficiente para alargá-la, deixando uma sobra para a nova costura. Se não houver, alargar o vestido envolveria a costura de pedaços correspondentes ou coordenados de tecido, o que pode não ser desejável.

Passo 2

Experimente o vestido e determine o quanto e onde o vestido está muito apertado. Abra as costuras nessas áreas cuidadosamente e corte as emendas. Experimente o vestido de novo e fixe as costuras de volta, para que a peça fique confortável. As novas sobras de costura serão presas ao exterior nessa fase. Se houver tecido insuficiente para deixar novas sobras, corte um pedaço de pano correspondente e fixe-o na vestimenta, ajustando-o à forma do vestido e às costuras, e cortando o excesso de tecido do remendo. Você também pode usar cores coordenadas ou contrastantes de tecido para obter efeitos interessantes.

Passo 3

Marque as novas costuras com giz de alfaiate e alfinete o vestido novamente, dessa vez com novas sobras de costura no interior da roupa.

Passo 4

Faça as novas costuras e passe-as com o ferro.

Mais recentes

×