Como alcançar um Dó agudo em um trombone

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Um tocador de trombone produz som vibrando seus lábios contra o bocal. O bocal clareia o som, enquanto o resto dos instrumentos o amplifica. O tocador ajusta o tom com um slide, um pequeno tubo que desliza para dentro e fora do tubo maior, em vez de usar teclas com válvulas para tocar notas diferentes. Isso faz o trombone único entre os instrumentos de metais. Na verdade, é o único instrumento moderno que usa um slide. Tocar um Dó agudo é desafiador no começo, mas pode ser feito com prática e técnica.

Passo 1

Puxe seu slide para dentro a fim de diminuir o instrumento. Quando o slide estiver puxado para dentro você poderá tocar notas agudas e quando estiver para fora poderá tocar notas graves.

Passo 2

Experimente o Dó agudo e outras notas nessa área com seu slide para dentro. Você não pode elicitar um som agradável, a menos que trabalhe em seu tom e aumente sua extensão. Tocar notas agudas atrativas requer fortalecer sua embocadura ou os músculos na sua boca que controlam a forma com que vibra seus lábios, a fim de produzir som.

Passo 3

Pratique um exercício de escala e continue a subir, tocando notas cada vez mais agudas até alcançar o Dó agudo. A nota mais aguda do trombone é o Dó agudo, também chamado de C4. Inicialmente, é mais fácil tocar essa nota com sucesso dentro de uma sucessão, em vez de tentar tocá-la isoladamente.

Passo 4

Afine seu Dó agudo com um afinador acústico, uma vez que alcançar o topo da escala. Alcançar a nota certa ajuda a melhorar seu tom.

Passo 5

Continue praticando a escala que te leva ao C4 até conseguir tocar a nota afinadamente toda vez. Depois foque em tocá-la isoladamente, concentrando-se em seu tom até que esteja satisfeito com o som produzido.

Mais recentes

×