Por que o álcool deixa o rosto inchado?
colorful drinks image by forca from Fotolia.com
Inchaço facial ou edema facial ocorre quando há um acúmulo de líquido nos tecidos do rosto, segundo o Instituto Nacional de Saúde. Possíveis causas incluem reações alérgicas, infecções, reações a medicamentos e ferimentos. Outra possível causa é o consumo excessivo do álcool, segundo o Conselho de Aconselhamento de Álcool da Nova Zelândia (ALAC).
Desidratação
Quando o corpo está desidratado, ele compensa retendo água, o que leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos e ao inchaço. O álcool suspende a produção de um hormônio anti-diurético, fazendo com que o corpo perca água e vitaminas essenciais através da urina excessiva, segundo a ALAC. O álcool desidrata o corpo, e por este motivo, pode causar retenção de água e inchaço do rosto e do corpo.
Consumo excessivo de longo prazo
Consumo excessivo de álcool é definido como mais de duas doses por dia para homens, e mais de uma dose por dia para mulheres, segundo o Centro para Controle de Doenças (CDC).
Um estudo de 2007 do Departamento de Medicina Interna do Exército Brasileiro mostra que "através de mecanismos que não são inteiramente claros, usuários de álcool apresentam reações de hipersensibilidade... o consumo de álcool tem sido associado a alterações visíveis na pele e exacerbação de doenças da pele," incluindo o inchaço do rosto. O estudo cita o caso de um homem com olhos e lábio superior muito inchados, provavelmente em decorrência do uso excessivo do álcool por uma década.
O bebedor frequente
Hangover, Headache, Pain image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com
O bebedor frequente, segundo o CDC, é aquele que faz uso pesado do álcool em um curto espaço de tempo - cinco ou mais doses no caso de homens e quatro ou mais doses no caso de mulheres por pelo menos uma vez a cada duas semanas. O rosto inchado pode ser resultado do uso frequente da bebida, por diversas causas: desidratação crônica, déficit de vitaminas ou hipersensibilidade.
Um artigo no jornal Daily Mail descreve uma cineasta da BBC que experimentou beber cinco vezes por semana por um mês. No fim deste período, ela perdeu a linha da mandíbula, suas bochechas aumentaram de tamanho e ela ganhou gordura na barriga. Ela conseguiu voltar ao "normal" após dois meses sem beber.
Reação alérgica ao álcool
Mesmo aqueles que consomem álcool com moderação podem ficar com o rosto inchado. A reação alérgica ao álcool é caracterizada por náusea, aumento dos batimentos cardíacos e um rosto vermelho e inchado, segundo a CNN Health.
A alergia é causada por uma deficiência enzimática adquirida comum entre pessoas do leste da Ásia, esta enzima, conhecida como ALDH2, metaboliza o álcool em acetato. Sem a presença do ALDH2, o álcool entra na corrente sanguínea como acetaldeído, uma toxina que causa irritação respiratória e cutânea, incluindo inchaço, inflamação e câncer.
Dicas
Beba com moderação para evitar o inchaço do rosto e outros malefícios do consumo excessivo do álcool. Evite beber com frequência e evite pedir uma dose atrás da outra. Beba de estômago cheio e beba bastante água para compensar a desidratação. Se você tiver reações alérgica ao consumo do álcool, a melhor alternativa é provavelmente parar de beber.
Referências
- NLM & NIH MedLine Plus: Inchaço do rosto [em inglês]
- ALAC: Álcool - efeitos sobre o corpo [em inglês]
- Inchaço excessivo das pálpebras devido ao consumo de álcool: estudo de caso
- Centers fo Disease Control: Álcool [em inglês]
- CNN Health: Razões para o rosto vermelho [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Angela Tung has been writing professionally for more than 15 years, working in such fields as publishing and marketing, with work appearing in "New York Press" and "Carve Magazine." Her YA novel, "Song of the Stranger," was published by Roxbury Park Books. She has a M.A. in creative writing from Boston University and an M.S. in library science from the Pratt Institute.
Créditos Fotográficos
colorful drinks image by forca from Fotolia.com