×
Loading ...

Qual é o teor de álcool em enxaguantes bucais?

Muitas marcas líderes de enxaguantes bucais contêm álcool, e descobrir o conteúdo exato de álcool desses produtos pode ajudar a compreender os riscos, se você usá-los. Descobrir o conteúdo exato de álcool em diferentes marcas de enxaguante bucal pode ajudar a evitar uma convicção não intencional por dirigir embriagado e ajudar a reduzir os riscos associados a bochechos com alto teor de álcool. A cerveja tem entre 3 e 8 por cento de álcool, o vinho tem cerca de 12 por cento, e os destilados, como rum, uísque e vodka têm em torno de 40 por cento.

O enxaguante bucal pode conter até cerca de 27 por cento de álcool, mais do que diversos licores (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Antisséptico Listerine

O Listerine é uma das marcas mais conhecidas de antisséptico bucal e também possui uma das percentagens mais elevadas de álcool. O teor de álcool do Listerine comum é de 26,9 por cento. Algumas variedades dele têm um teor alcoólico abaixo de 21 por cento. O Listerine virou notícia em 2005, quando uma motorista foi presa por dirigir sob efeito de álcool, após bochechar três copos de Listerine antes de sair do carro. Ela bateu na traseira de outro carro em um semáforo e falhou no teste do bafômetro.

Loading...

Enxaguante Colgate

O enxaguante Colgate tem um menor teor de álcool do que o Listerine, mas ainda contém 15,3 por cento de álcool. Isso é mais do que a maioria das garrafas de vinho, por isso, apesar de a porcentagem ser muito mais baixa, é preciso cautela quando for utilizá-lo. Alguns pesquisadores acreditam que os enxaguantes contendo álcool podem aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres orais (assim como o álcool); particularmente porque os enxaguantes entram em contato com as partes laterais da boca, dando ao álcool mais tempo para ser absorvido pelas bochechas.

Cepacol/Cepacol Menta

A marca Cepacol contêm uma quantidade ligeiramente menor de álcool do que a Colgate, chegando a 14,5 por cento. Este é ainda mais forte do que muitas garrafas de vinho, então cuspir o enxaguante é aconselhável. Muitas pessoas acreditam que as crianças estão particularmente em risco por causa do teor de álcool no antisséptico bucal, com algum risco de morte em crianças menores. De acordo com o Dr. Dan Peterson da Family Gentle Dental Care, crianças com peso 12 kg ou menos podem estar em risco de morte depois de consumir de 150 a 280 ml de antisséptico bucal contendo álcool.

Enxaguantes sem álcool

Os riscos potenciais associados ao teor de álcool de diferentes marcas de enxaguantes levaram muitos fabricantes a lançarem variedades sem álcool dos produtos. A Colgate, Oral B e Listerine são três exemplos de empresas que lançaram enxaguantes bucais sem álcool. Esta é uma opção muito mais segura e remove a maior parte dos riscos associados aos bochechos contendo álcool.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...