Alimentos para evitar problemas na vesícula

••• Microsoft Office clip art, DRW & Associates Inc

A vesícula, localizada logo acima do fígado, produz bílis, uma substância que auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Quando a vesícula fica inflamada (colecistite) ou as pedras ficam irritadas ou entopem a vesícula e o duto cístico (colestase), a dor é tão severa que frequentemente é confundida com um ataque cardíaco. Os pacientes que sofrem com problemas na vesícula recebem uma dieta especial para minimizar os efeitos dessas condições antes de recorrer à alternativa da remoção cirúrgica.

Refeições gordurosas

O uso principal da bílis produzida na vesícula é quebrar a gordura. Bifes, salsicha, carne muito temperada e outros alimentos ricos em gorduras são os grandes contribuidores para aumentar a produção de bílis e a inflamação na vesícula.

Alimentos fritos

A gordura e o colesterol de alimentos fritos como bacon e ovos e frango frigo, peixe e outros petiscos, estimulam a produção de bílis e "alimentam" as pedras na vesícula.

Produtores de gás

Tais alimentos como feijões, repolho e bebidas gasosas são produtores diretos de gás que, aliados ao inconveniente imediato, incita a vesícula a produzir mais bílis -- o que produz mais gás.

Forragem

Sementes, peles e "talos e caules" em frutos, tomates e folhas verdes arranham os tecidos inflamados e dutos ao redor da vesícula.

Alimentos ácidos

Frutas cítricas, suco de frutas, molhos de tomate e café contém certos ácidos que irritam o revestimento do estômago, além de estimular a inflamação da vesícula.

Alimentos apimentados

Os alimentos condimentados que contém pimenta e pimentão são severos com tecidos que já estão inflamados.

Alimentos nada saudáveis

Salgadinhos de batatas, pipoca com manteiga e outros lanches contém larga quantidade de colesterol -- o principal componente nas vesículas.

Mais recentes

×