Alimentos que podem causar piora de pênfigo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Pênfigo é uma doença autoimune rara que causa bolhas na pele e, em alguns casos, nas membranas mucosas. O sistema imunológico de pessoas com pênfigo trata as células da pele e das mucosas como bactérias e vírus nocivos e começam a atacá-los. A enfermidade tende a ser genética e mais comuns em pessoas de descendência mediterrânea e persa, assim como descendentes de indianos do norte e judeus do leste europeu. Quando o pênfigo aparece, algumas comidas podem causar uma piora no quadro.
Tipos de pênfigo
Há diferentes tipos de pênfigo, os quais comumente ocorrem em pessoas de meia idade e idosas. O mais comum é o pênfigo vulgar, o qual causa bolhas e feridas dolorosas na boca e nas cordas vocais.
Lesões que aparecem no rosto e escalpo e espalham-se até o peito e as costas são sinais de pênfigo foliáceo. Essa forma não é tão dolorosa quando a vulgar, mas as feridas coçam bastante e podem causar desfiguração.
O menos comum, mas mais sério tipo de pênfigo, é o paraneoplásico, o qual causa lesões na pele, lábios, boca e esôfago, além de tumores.
Independentemente do tipo de pênfigo que uma pessoa tenha, alguns alimentos pioram a doença, especialmente se os pacientes estão tomando prednisona ou outros medicamentos.
Remédios que pioram o pênfigo
Captopril, penicilamina e rifampicina são remédios que podem causar pênfigo. A prednisona é geralmente receitada para controlar pênfigo. Como resultado, uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos é recomendada enquanto o remédio estiver sendo tomado. Os alimentos também devem ser pouco gordurosos e salgados. Também é importante manter níveis apropriados de potássio e cálcio.
Alguns alimentos têm composições químicas similares com remédios que causam pênfigo. Portanto, os pacientes devem evitar alimentos que contém taninos, isotiocianatos, tiois e fenóis como ingredientes.
Alimentos que contêm taninos
Taninos podem ser encontrados em uma variedade de alimentos e bebidas. Frutas e vegetais com taninos que pessoas com pênfigo devem evitar são: bananas, amoras, maçãs, peras, cerejas, mangas, oxicocos, casca de uva, abacate e berinjelas.
Outros alimentos que contêm taninos são nozes pretas, noz de cola, sementes de cacao, pimenta do reino, alho, gengibre, cominho, alecrim, coentro, ginseng, iúca e araruta.
Café, alguns chás, refrigerante, cerveja e vinho são algumas das bebidas que contêm taninos e devem ser evitadas por pessoas que têm pênfigo.
Alimentos contendo isotiocianatos
Isotiocianatos, os quais são óleos de mostarda encontrados em vários legumes, também devem ser evitados. Alguns dos que o contém são: brócolis, couve-flor, repolho, nabo, mostarda, couve-de-bruxelas, agrião, rabanete e raiz-forte,
Alguns molhos temperados contêm óleo de mostarda sintético, que podem irritar a mucosa de pessoas com pênfigo.
Alimentos que contém tiois
Cebolas, alho e alho-poró são alimentos que contém tiol. Eles são parte do grupo Allium, o qual inclui a cebolinha e as chalotas. Alimentos contendo tiois podem causas bolhas e devem ser eliminados da dieta.
Alimentos que contém fenóis
Fenóis também são prejudiciais a quem tem pênfigo e podem ser encontrados como ácidos cinâmicos em sucos de frutas e condimentos usados para dar sabor a sorvetes, guloseimas e doces, assim como em temperos e bebidas. O pineno é outro tipo comum de fenol, o qual é encontrado em batatas, tomates, bananas, mangas e pimenta do reino.
Fenóis também podem ser encontrados em alimentos defumados, leites e derivados, se o animal comeu semente de algodão.
- Jupiterimages/Photos.com/Getty Images