Alimentos que podem causar piora de pênfigo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Pênfigo é uma doença autoimune rara que causa bolhas na pele e, em alguns casos, nas membranas mucosas. O sistema imunológico de pessoas com pênfigo trata as células da pele e das mucosas como bactérias e vírus nocivos e começam a atacá-los. A enfermidade tende a ser genética e mais comuns em pessoas de descendência mediterrânea e persa, assim como descendentes de indianos do norte e judeus do leste europeu. Quando o pênfigo aparece, algumas comidas podem causar uma piora no quadro.
Tipos de pênfigo
Há diferentes tipos de pênfigo, os quais comumente ocorrem em pessoas de meia idade e idosas. O mais comum é o pênfigo vulgar, o qual causa bolhas e feridas dolorosas na boca e nas cordas vocais.
Lesões que aparecem no rosto e escalpo e espalham-se até o peito e as costas são sinais de pênfigo foliáceo. Essa forma não é tão dolorosa quando a vulgar, mas as feridas coçam bastante e podem causar desfiguração.
O menos comum, mas mais sério tipo de pênfigo, é o paraneoplásico, o qual causa lesões na pele, lábios, boca e esôfago, além de tumores.
Independentemente do tipo de pênfigo que uma pessoa tenha, alguns alimentos pioram a doença, especialmente se os pacientes estão tomando prednisona ou outros medicamentos.
Remédios que pioram o pênfigo
Captopril, penicilamina e rifampicina são remédios que podem causar pênfigo. A prednisona é geralmente receitada para controlar pênfigo. Como resultado, uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos é recomendada enquanto o remédio estiver sendo tomado. Os alimentos também devem ser pouco gordurosos e salgados. Também é importante manter níveis apropriados de potássio e cálcio.
Alguns alimentos têm composições químicas similares com remédios que causam pênfigo. Portanto, os pacientes devem evitar alimentos que contém taninos, isotiocianatos, tiois e fenóis como ingredientes.
Alimentos que contêm taninos
Taninos podem ser encontrados em uma variedade de alimentos e bebidas. Frutas e vegetais com taninos que pessoas com pênfigo devem evitar são: bananas, amoras, maçãs, peras, cerejas, mangas, oxicocos, casca de uva, abacate e berinjelas.
Outros alimentos que contêm taninos são nozes pretas, noz de cola, sementes de cacao, pimenta do reino, alho, gengibre, cominho, alecrim, coentro, ginseng, iúca e araruta.
Café, alguns chás, refrigerante, cerveja e vinho são algumas das bebidas que contêm taninos e devem ser evitadas por pessoas que têm pênfigo.
Alimentos contendo isotiocianatos
Isotiocianatos, os quais são óleos de mostarda encontrados em vários legumes, também devem ser evitados. Alguns dos que o contém são: brócolis, couve-flor, repolho, nabo, mostarda, couve-de-bruxelas, agrião, rabanete e raiz-forte,
Alguns molhos temperados contêm óleo de mostarda sintético, que podem irritar a mucosa de pessoas com pênfigo.
Alimentos que contém tiois
Cebolas, alho e alho-poró são alimentos que contém tiol. Eles são parte do grupo Allium, o qual inclui a cebolinha e as chalotas. Alimentos contendo tiois podem causas bolhas e devem ser eliminados da dieta.
Alimentos que contém fenóis
Fenóis também são prejudiciais a quem tem pênfigo e podem ser encontrados como ácidos cinâmicos em sucos de frutas e condimentos usados para dar sabor a sorvetes, guloseimas e doces, assim como em temperos e bebidas. O pineno é outro tipo comum de fenol, o qual é encontrado em batatas, tomates, bananas, mangas e pimenta do reino.
Fenóis também podem ser encontrados em alimentos defumados, leites e derivados, se o animal comeu semente de algodão.
Referências
Sobre o Autor
Maryellen Cicione is an award-winning writer with more than 20 years' writing and editing experience. She boasts strong research skills and specializes in interviewing. Cicione's work has been published on numerous websites and in various magazines and newspapers. She holds a Bachelor of Arts in communications.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images