Sementes de pepino atrapalham a digestão?

Pepino para picles

cucumber #3 image by krynio from Fotolia.com

O pepino é um legume popular preparado e consumido de várias formas em todo o mundo. Existem mitos sobre a ingestão de pepino e problemas digestivos, mas ele é uma opção saudável e nutritiva para qualquer dieta. Embora suas sementes sejam ligeiramente diuréticas, estimulando o fluxo de urina e os rins a eliminar resíduos e depósitos de gordura do corpo, o pepino não está diretamente relacionado à má digestão.

Efeitos digestivos

O pepino contém um composto chamado cucurbitacina, que às vezes pode causar um gosto amargo quando em altas concentrações. Uma quantidade maior dessa substância é geralmente encontrada nas sementes e cascas do que na polpa. A cucurbitacina pode levar algumas pessoas a arrotar mais do que o normal. Esse problema pode ser evitado removendo a casca e as sementes antes do consumo. Algumas empresas desenvolveram variedades com níveis menores de cucurbitacina, classificando-as como de fácil digestão. Ao mesmo tempo em que incomoda e algumas vezes causa desconforto, o arroto, entretanto, não atrapalha muito a digestão.

Valor nutritivo

Rico em vitaminas C e A, o pepino fornece vários minerais como o magnésio, potássio e a sílica, além de ácido fólico, manganês e molibdênio, que são nutrientes menos expressivos, mas essenciais. Esse legume é rico em fibra alimentar, um auxiliar importante para a digestão e regularidade do intestino.

Efeito diurético das sementes

As sementes do pepino são levemente diuréticas, o que ajuda a promover o fluxo de urina e estimular os rins a remover resíduos e depósitos de gordura do corpo. Diuréticos podem causar desidratação, mas o alto teor de líquido do pepino faz com que isso não seja um problema.

Outros usos das sementes

As sementes também são utilizadas holisticamente para tratar infestações por solitária e têm a reputação de ter um efeito regenerativo na pele.

Pepinos sem sementes

Para aqueles que não conseguem tolerar os efeitos da cucurbitacina, existem variedades de pepinos sem sementes oferecidas por várias empresas. Esse tipo de pepino também pode ser encontrado na maioria dos supermercados.

eHow Brasil
×