Diferenças entre amêndoa doce e amêndoa amarga
Image by Flickr.com, courtesy of toxickore
As amêndoas podem ser divididas em dois sub-tipos: as amargas e as doces. As primeiras contêm uma substância tóxica, que as torna impróprias para o consumo, embora o óleo extraído delas possa ser usado como um aromatizante. As segundas são comumente usadas na culinária e consumidas como petisco.
Geografia
As amendoeiras doces são nativas da região leste do Mediterrâneo e também crescem na Austrália, África do Sul, e nos Estados Unidos. Acredita-se que as amendoeiras amargas são originárias do Oriente Médio e da Ásia Central.
Características
As amêndoas amargas contêm amigdalina, uma substância que é convertida em ácido cianídrico ou cianeto, e é tóxica para o homem. Amêndoas doces não contêm amigdalina e, portanto, são comestíveis.
Identificação
Ambas são similares em aparência; possuem cerca de dois centímetros de comprimento, uma casca marrom e um interior branco.
Sabor
Como os nomes indicam, as amêndoas amargas apresentam um gosto amargo, enquanto as amêndoas doces apresentam um sabor suave, adocicado. Em seu estado natural, nenhum dos dois tipos de amêndoa apresentam cheiro.
Curiosidades
Como as amêndoas amargas contêm uma toxina mortal que se converte em um óleo perfumado no corpo, muitas vezes, o odor amendoado exalado por um cadáver é usado como pista em casos de assassinato.
Referências
Sobre o Autor
Molly McAdams is a writer who lives in New York City. She has covered health and lifestyle for various print and online publishers since 1989. She holds a Master of Science degree in nutrition.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of toxickore