×
Loading ...

Alimentos ricos em pectina

A pectina é um carboidrato complexo rico em fibras que é naturalmente encontrada em células vegetais. A substância é geralmente utilizada como um agente espessante ou gelificante e também é encontrada em uma ampla variedade de alimentos. A pectina é uma fibra solúvel e possui muitos benefícios para a saúde, como a diminuição dos níveis de açúcar no corpo e a redução do colesterol.

Feijões são um dos muitos alimentos que têm alta quantidade de fibra digestiva (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Frutas

Frutas oferecem muitos benefícios para a saúde e muitas delas são ricas em pectina. Apesar de algumas frutas conterem muita pouca pectina, como as amoras, peras e morangos, muitas contêm altas quantidades dessa fibra digestiva. Pessoas que quiserem incrementar sua alimentação em fibras podem considerar comer mais maçãs, uvas, bananas, laranjas e toranjas.

Loading...

Vegetais

Diversos vegetais também são boas fontes dessa fibra digestiva. Cenouras são ricas em pectina, assim como ervilhas. As batatas brancas e as batatas doces também contêm altas quantidades de fibra solúvel. Isso é especialmente verdadeiro em relação à casca. Outros vegetais ricos na fibra são os tomates, salsão ou pepinos.

Legumes

Legumes ou feijões são outros alimentos cheios de pectina. Além disso, feijões têm pouca gordura e contêm muita proteína. Há uma grande variedade de legumes para escolher e eles todos são cheios de fibras digestivas. Alguns legumes para se considerar incluem o feijão vermelho, o grão de bico, lentilhas e o feijão rajado.

Outros alimentos

Como a pectina é geralmente usada como um espessante, ela é comumente adicionada à geleias ou compotas. O cereal do café da manhã também é rico em pectina. Principalmente em relação a flocos de milhos, que contêm 2,5 g de pectina a cada 100 g de peso útil. Farelos de cereais também são geralmente ricos em fibras, com ao menos 29 g de fibras por porções aproveitáveis.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...