×
Loading ...

Alternativas naturais para produtos de higiene

Produtos de higiene comerciais às vezes contém ingredientes indesejáveis. Você pode encontrar uma alternativa a eles, se estiver preocupada com reações alérgicas ou possíveis complicações decorrentes desses ingredientes. Fazer seus próprios produtos de cuidados pessoais significa que você mesma selecionará seu conteúdo. Esses produtos caseiros podem ser feitos com itens encontrados em sua cozinha ou comprados em lojas de produtos naturais.

Fazer seus próprios produtos de higiene pessoal faz com que você tenha controle sobre os ingredientes (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Pasta de dente

Crie sua própria pasta de dente em casa, usando uma receita simples de bicarbonato de sódio e sal marinho. Misture três partes de bicarbonato com uma do sal. Adicione um óleo essencial, como o de hortelã ou menta, e utilize isso como um pó para os dentes. Faça a pasta dental adicionando 3 colhes de sopa de glicerina vegetal para cada 1/2 xícara do pó. Adicione água, um pouco de cada vez, até que a mistura alcance a consistência da pasta. Você também pode adicionar óleo de melaleuca para combater bactérias e vitamina C em pó para estimular os antioxidantes.

Loading...

Cuidados com a pele

Você pode fazer seu próprio esfoliante misturando duas partes de azeite de oliva e uma parte de sal marinho. Massageie a mistura em seu rosto e limpe com uma toalha úmida e morna.

Trata sua pele com um creme facial, combinando partes iguais de aveia, mel cru, iogurte puro e amêndoas em pó e misturando-os em um liquidificador ou processador de alimentos. Misture até que se forme uma pasta cremosa. Aplique ao seu rosto e pescoço e deixe agir por cinco minutos. Remova com uma toalha úmida e morna.

Cuidados com o cabelo

Lave seu cabelo com uma mistura caseira de 1/4 de xícara de sabonete à base de óleo de oliva, 1/4 de xícara de água destilada e 1/2 colher de chá de óleo de extrato de uva. Combine esses ingredientes e guarde-os em um recipiente de shampoo. A mistura é bem fina, portanto despeje-a em sua cabeça no chuveiro, ensaboe e enxágue.

Nutra seu cabelo com uma mistura simples de uma gema de ovo e uma xícara de leite. Bata a mistura até que ela esteja cheia de espuma, e então aplique-a em seu cabelo, concentrando-a mais nas pontas. Deixe agir por 15 minutos e enxágue cuidadosamente.

Desodorante

Para um desodorante natural, combine 1/4 de xícara de amido de milho com 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio. Adicione um óleo essencial de sua escolha e misture duas colheres de sopa de óleo de coco. Misture, formando uma massa homogênea, e coloque-a em uma embalagem de desodorante tipo stick. Para amaciar mais a pele, adicione algumas gotas de óleo de vitamina E à mistura antes de colocá-la no recipiente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...