Como ensinar adolescentes com dificuldades a ler e escrever
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
De acordo com a Dra. Marie Carbo, diretora executiva do National Reading Styles Institute (Instituto Nacional de Estilos de Leitura), muitos estudantes que abandonam o ensino médio possuem poucas habilidades de leitura e escrita. Os problemas de alfabetização tornam o aprendizado difícil e, a cada ano, aproximadamente um terço dos estudantes do ensino médio de escolas públicas americanas não se formam. A habilidade de ler e escrever cria oportunidades e permite ao adolescente participar da sociedade e também contribuir com ela.
Step 1
Inclua cada estudante em atividades de leitura na sala de aula e os encoraje a tentar. Promova sentimentos de competência para motivá-los a tentar, praticar e aprender. Acomode diversos estilos de aprendizado oferecendo atividades visuais, auditivas e físicas relacionadas à leitura.
Step 2
Escolha leituras que sejam relevantes para a vida do estudante e use o que ele já sabe. Forneça materiais que estejam de acordo com a idade do aluno, capturem sua atenção e sejam escritos em uma linguagem que não seja desafiante. Passe algum tempo descobrindo quais tópicos sejam do interesse do aluno e ofereça diversas leituras, incluindo livros de figuras e histórias em quadrinhos. Ative o conhecimento prévio do aluno utilizando exercícios de pré-leitura e ajude-o a procurar pelas informações enquanto lê.
Step 3
Use livros com áudio para ajudar o estudante a ler enquanto os acompanha. Recrute voluntários para gravar as histórias que não estejam pré-gravadas ou se a gravação existente for rápida demais para o nível de habilidade do estudante.
Step 4
Forneça áreas especiais de leitura com móveis confortáveis, tapetes e almofadas. Faça com que a leitura seja algo gostoso, assim o estudante irá associar a leitura com prazer ao invés de vê-la como uma simples tarefa.
Step 5
Peça aos estudantes para contar histórias e depois escrevê-las no computador. Mostre a eles como usar o verificador de gramática e trabalhe sobre quaisquer erros encontrados. Imprima as histórias em um formato do qual eles possam se orgulhar.
Referências
Dica
- Peça aos alunos para procurarem no dicionário palavras que não forem familiares.
- Peça à bibliotecária da escola listas de livros especialmente preparadas para seus alunos.
Advertência
- Garanta que todos os alunos se submetam a testes para determinar se eles possuem algum problema de aprendizado, tal como dislexia. Se for o caso, certifique-se de que eles recebam instruções especiais e adaptações necessárias.
Sobre o Autor
Asa Jomard began her career as a freelance writer in 2008. Her work has appeared in print and online publications, including Baby Corner. Jomard holds a Bachelor of Social Science in psychology from Umea University, Sweden, as well as a degree in counseling from the Australian Institute of Professional Counselors.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images