×
Loading ...

Como a amônia da urina de gatos afeta os seres humanos?

Qualquer pessoa com um gato reconhece o forte cheiro familiar de amônia proveniente da caixa de areia. Ainda que esse odor seja indesejável, a amônia da urina do gato apresenta um risco mínimo para os seres humanos, desde que a caixa de areia seja mantida limpa e que procedimentos de proteção sejam tomados para evitar a exposição.

Um gatinho é um risco? (stickytoffeepudding/iStock/Getty Images)

Amônia e urina de gato

O amoníaco (NH3) é um gás composto invisível. Quando o metabolismo de um gato quebra a ureia, produz amônia como um lixo tóxico eliminado através da urina. Uma pequena quantidade de exposição à amônia para os seres humanos é comum, pois a amônia também é encontrada em restos de produtos de limpeza, têxteis, madeira, solo, ar, água e outros resíduos animais. A areia de gatos é absorvente o suficiente para conter a amônia em caixas de areia limpas, mas maiores quantidades que se acumulam em condições de descuido podem representar algum risco, especialmente para os idosos e crianças pequenas, e pessoas com o sistema imunológico comprometido ou doenças respiratórias já desenvolvidas, como a asma.

Loading...
Se você tem problemas respiratórios, deverá ser mais sucetível à uréia de seus gatos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Amônia em perspectiva

Devido a amônia ser um tóxico corrosivo, a alta exposição à ela pode ter efeitos devastadores, tais concentrações são raras em caixas de areia. A urina dos gatos saudáveis ​​contém apenas 0,05% de amônia. De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova York (DOH), pessoas estão em maior risco de exposição devido a produtos de limpeza (que contêm entre 5 a 10 por cento de concentrado), a liberação acidental de amônia em instalações industriais e comerciais (que contêm mais de 25 por cento de concentrado) e como um agente em um ataque terrorista.

A amônia é um tóxico corrosivo que pode ter efeitos devastadores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Riscos para a saúde

O risco da amônia para a saúde humana depende da concentração e do tempo de exposição. O risco significativo é mais comum em situações industriais, quando as pessoas são expostas a grandes concentrações durante longos períodos de tempo. Embora um gato possa viver mais de 20 anos, expondo assim seu proprietário a anos lidando com uma caixa de areia, as concentrações de amônia em caixas de areia limpas é mínima. No entanto, o conhecimento dos sintomas ajudará a minimizar o risco.

Exposição respiratória é a via mais comum de exposição à amônia. Se inalada, a amônia pode causar sintomas agudos, tais como dores de cabeça, tosse, dor de garganta, tonturas, nariz escorrendo ou ardendo e um trato respiratório ardendo. Maiores concentrações de exposição de amônia podem provocar condições bronquiais (tais como falta de ar, pneumonia e asma), edema pulmonar e, em casos graves, a morte. Se exposto, vá para uma área bem ventilada. Exposição dos olhos aos vapores de amônia pode causar coceira, ardor e lacrimejamento, e em casos graves, cegueira. Se exposto a ela, lave os olhos com água. A exposição da pele pode causar coceira, queimação e ardor, e em casos graves, formação de bolhas e enregelamento. Se exposto a ela, lave a área com água e sabão. A ingestão de amônia pode provocar danos no estômago, boca e garganta e pode causar envenenamento sistêmico. Se exposto ela, beba água ou leite para diluir a concentração de amônia. Se exposto significativamente ou apenas por preocupação, contate um profissional de saúde para obter mais ajuda ou informações médicas.

Lavando a amônia da pele (g215/iStock/Getty Images)

Evitando a exposição

Manter a caixa de areia do seu gato limpa é a chave para evitar a exposição de amônia de seu animal de estimação. Mude a areia com frequência e lembre-se, apenas uma caixa de areia para cada gato. A retirada de areia precisa ser diária ou pelo menos várias vezes por semana e, em seguida, substituída com uma camada fresca. Areias absorventes, como cristais, pinho, jornal, cedro, milho e grama de trigo, são eficazes em conter urina e amônia, mas depois de cerca de uma semana, já não se pode absorver líquidos, gases e odores. Idealmente, caixas de areia devem ser limpas semanalmente, com sabão, água e uma solução de água sanitária diluída, e lavadas e secas completamente. Ainda, sempre certifique-se que haja pelo menos alguns centímetros de lixo na caixa do seu gato. Ao limpar a caixa de areia de seu gato, para proteção adicional, considere o uso de luvas para proteger a pele, óculos de proteção para proteger os olhos e uma máscara para evitar a inalação.

Mantenha a caixa de areia de seus animais de estimação limpa (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Tendo responsabilidade

Embora o cheiro de amônia em uma caixa de areia possa ser assustador, não há razões para se desfazer do gatinho. Tome as precauções acima e você e seu gato serão mais saudáveis e mais felizes.

Siga as precauções acima para que seu gato seja mais saudável e feliz (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...