×
Loading ...

Como andar com casas decimais

Quando você deixa o universo dos números inteiros e começa a trabalhar com operações matemáticas com números decimais, a tarefa pode parecer difícil. Entretanto, números decimais são apenas frações ou porcentagens disfarçadas. Você também pode pensar em dinheiro, onde as notas estão do lado esquerdo da vírgula e as moedas, do lado direito. Ao adicionar e subtrair números decimais, tudo o que você tem que fazer é alinhar as casas decimais e colocar a vírgula no mesmo lugar na resposta. Com multiplicação e divisão, há uma complicação maior, mas, quando se aprende os truques, andar com a vírgula se torna uma tarefa fácil.

Instruções

Quando se aprende alguns truques básicos, andar com a vírgula é moleza (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Mova a vírgula para a direita ao multiplicar um número decimal com uma potência de 10. Potências de 10 são: 10 elevado a 1, o que equivale a 10; 10 elevado a 2, o que equivale a 100; 10 elevado a 3, o que equivale a 1.000, e assim por diante. O truque é contar o número de zeros na potência de 10 que se está multiplicando e essa quantidade é o número de espaços que você precisa mover a vírgula. Por exemplo, se você está se multiplicando 1,234 x 100, há dois zeros em 100, o que significa que você deve andar duas casas para a direita com a vírgula para obter a resposta: 123,4. Outros exemplos incluem: 4,568 x 10 = 45,68 e 0,876 x 1000 = 876.

    Loading...
  2. Ande com a vírgula para a esquerda ao dividir um número decimal por uma potência de 10. Da mesma forma que você fez com a multiplicação por potências, conte o número de zeros para saber quantas casas andar com a vírgula, mas ande com ela na direção oposta. Por exemplo, 456,89/10 significa que você tem que mover a vírgula uma casa para a esquerda, pois há apenas um zero no número 10; assim, a resposta é 45,689.

  3. Ignore as vírgulas até o final da operação ao multiplicar dois números. Faça as contas como se você fosse multiplicar dois números grandes sem vírgulas. Quando encontrar o resultado, conte os dígitos à direita da vírgula de cada um dos números multiplicados para saber em que casa colocá-la no resultado. Por exemplo, se você for multiplicar 2,34 x 4,5, o total antes de adicionar a vírgula será 10530. Conte os dígitos à direita de cada vírgula — três dígitos nesse caso. Ande três casas com a vírgula no total, começando da direita para a esquerda. Assim, a resposta é 10,530.

  4. Mova a vírgula do divisor, o número fora da caixa de divisão, completamente para a direita ao realizar a operação. Ao andar com a vírgula do divisor, você também deve andar o mesmo número de casas com a vírgula do dividendo, o número dentro da caixa de divisão. Por exemplo, ao dividir 456,7 por 2,34, ande com a vírgula no divisor completamente para a direita para obter 234; como você moveu a vírgula por duas casas no divisor, ande duas casas para a direita com o dividendo para obter 45670. (Adicionar um zero no final do número é o mesmo que mover uma casa decimal.) Se o divisor não possui vírgula, não é preciso ajustar nada, mesmo que o dividendo possua casas decimal. Antes de iniciar a divisão, coloque uma vírgula em cima da caixa de divisão, onde a resposta aparecerá, logo acima da vírgula do dividendo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...