×
Loading ...

Como apertar uma cinta de elástico frouxa

O elástico se afrouxa com o uso e com a idade. Ao passar do tempo, o elástico da cintura esticará de forma que ele fique folgado, em vez de manter sua roupa no lugar. Você pode apertar uma cinta de elástico sem precisar trocá-la. Apertar um elástico também pode fazer com que uma roupa caiba em uma pessoa menor. Antes de fazer o processo, se certifique de que o elástico ainda possa ser esticado. Um elástico totalmente frouxo precisará ser substituído.

Instruções

Uma máquina de costura faz com que o reparo seja mais seguro do que com a costura à mão (sewing machine image by Peter Baxter from Fotolia.com)
  1. Prenda o excesso de elástico com o alfinete. Faça um círculo com o excesso no lado menos visível. Por exemplo, faço o círculo na ponta traseira de uma alça de ombro.

    Loading...
  2. Experimente a roupa para ver se o elástico está firme o suficiente. Confira se a peça ainda pode ser colocada e retirada com facilidade. Ajuste o tamanho do círculo, se necessário.

  3. Meça o comprimento do excesso. Se tiver mais de 1,30 cm, recorte o excesso, sobreponha as duas pontas e prenda-as com o alfinete.

  4. Remova o alfinete e costure a alça. Se tiver cortado o excesso, costure as duas pontas fazendo um zigue-zague. Se ainda houver um círculo, use um nó reto para mantê-lo no lugar. Não corte o círculo; ficará mais suave se não estiver cortado. A costura à máquina é forte o suficiente para aguentar o uso.

Loading...

O que você precisa

  • Alfinete
  • Máquina de costura
  • Linha
Loading ...
Loading ...