×
Loading ...

Aprenda a ler lábios

A maioria das pessoas lê lábios com mais frequência do que imagina. Quando observamos os lábios de alguém que fala, o cérebro processa com mais precisão aquilo que é dito. Para uma pessoa com deficiência auditiva, a capacidade de ler lábios é um meio de comunicação.

Instruções

As pessoas leem lábios com mais frequência do que imaginam (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Treine seus olhos para a audição. Assista a programas de televisão com volume baixo de áudio. Os apresentadores de notícias são treinados para falar com clareza. À medida que você progride na leitura labial, passe a ver programas mais desafiadores. Um outro exercício é abaixar o volume gradualmente até eliminar todo o áudio.

    Loading...
  2. Estude diante do computador. Há muitos cursos audiovisuais em CD-Rom disponíveis na internet. Seeing and Hearing Speech (Ver e Ouvir a Fala), curso produzido pela Sensimetrics Corporation, é um CD-Rom que ensina a ler lábios.

  3. Um ambiente bem iluminado proporciona uma visão melhor dos lábios. Em geral, apenas 30% das falas podem ser entendidas pela leitura labial. É preciso, portanto, considerar o contexto. Observe a expressão facial e a gestualidade das mãos de quem fala. Peça a alguém que repita frases ou procure outras palavras para exprimir o que pensa.

  4. Pratique com amigos. É mais difícil entender as palavras quando as pessoas exageram na articulação das sílabas. Peça a seus amigos que falem normalmente. Observando palavras pronunciadas sem som, tente entender o que é dito.

Loading...

O que você precisa

  • Visão
  • Televisão
  • Amigos

Recursos

Loading ...
Loading ...