×
Loading ...

Como aprender a sintaxe do inglês

Se as palavras são os tijolos da linguagem, a sintaxe é a parede inteira. Em termos simples, a sintaxe é o conjunto de regras para se criar uma frase. Ela governa a relação entre as palavras. Na forma mais básica, uma frase começa com uma letra maiúscula e termina no ponto final, mas é claro que pode ser mais complicado do que isso. No inglês, a ordem de palavras é muito importante. Existem mais regras de sintaxe para o inglês escrito que o falado, mas, com paciência e, mais importante, prática, você pode aprender a sintaxe do inglês.

Instruções

Sintaxe não precisa assustar (Studying Hard image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)
  1. Estude o sujeito e o predicado. O sujeito é um substantivo ou pronome; e isso pode ser um nome, uma pessoa ou um objeto, como "Jim". O predicado é o conjunto básico de informações contendo pelo menos um verbo, como, por exemplo, "tem". Um predicado também pode ter um substantivo, como "cat", e um adjetivo. Então, a frase seria o conjunto de sujeito e predicado, construindo "Jim has a cat".

    Loading...
  2. Aprenda a diferença entre sujeito e objeto. O sujeito é alguém ou algo que pratica a ação. O objeto é a pessoa ou coisa que sofre ou recebe essa ação. O verbo é a ação em si. No exemplo "Jim fed his cat", "Jim" é o sujeito, "fed" é o verbo (passado de feed, alimentar) e "cat" é o objeto. Perceba a estrutura da frase; ela é composta de sujeito, verbo e objeto. Essa é a estrutura mais comum do inglês.

  3. Estude orações. Cada oração contém um sujeito e um predicado. Às vezes, uma frase pode conter mais de uma oração, sendo a composição de duas orações ligadas por "and" ou "but", como "Jim likes cats, but his sister does not" (Jim gosta de gatos, mas a irmã dele não). Também há orações complexas, que contêm uma oração regular e uma que dependa da anterior, ligadas por "because" (porque), "although" (embora), "where" (onde), "which" (o qual), "since" (desde, já que) ou "that" (que). Por exemplo, "Sharon does not like cats because she has an allergy" (Sharon não gosta de gatos porque tem alergia).

  4. Avance para o estudo da posse. A posse é quando um objeto ou sujeito pertence a outro, como em "Jim's cat" (O gato de Jim). Você verá que a estrutura da frase é "dono" e "posse do dono". Jim é o dono e o gato é a posse. No inglês, o apóstrofe (') seguido de "s" é usado para marcar a posse. Se a palavra já termina em "s", como Augustus, você não precisa repetir a letra, marcando plural apenas com apóstrofo e tornando a pronúncia mais simples. Se, no entanto, a palavra tem apenas um "s" no final, como em "bus", o apóstrofo não será um problema, e ficará "bus's".

  5. Faça uma pergunta a si mesmo. Como ela soa? Os primeiros 4 passos ensinaram o básico para afirmações, como "Jim likes cats". As regras de sintaxe para interrogações são diferentes. Em perguntas, a ordem das palavras é diferente. A primeira palavra é o verbo modal, seguido do sujeito, o verbo de ação e, depois, o objeto. Um verbo modal faz uma pergunta de verdadeiro ou falso, sim ou não, como, por exemplo: "Does Sharon like cats?" (A Sharon gosta de gatos?). Nesse exemplo, o verbo modal é "does". Outros verbos podem ser "will", "shall" e "can". Também há verbos que pedem por uma resposta mais detalhada, como "what", "why", "where", "how" e "when".

  6. Aprenda a diferença entre voz ativa e passiva. Os exemplos usados nos primeiros 5 exemplos são em voz ativa, pois o sujeito pratica a ação. Em uma frase na voz passiva, a sintaxe se inverte para que o verbo seja feito ao sujeito. Frases na voz passiva costumam conter a palavra "by" (por) antes do sujeito. A voz passiva é formada por um verbo auxiliar, que dá mais informação ao verbo principal. Esse verbo auxiliar costuma ser uma forma do verbo "be" (ser). Por exemplo, a frase em voz ativa é "Jim bought a cat" (Jim comprou um gato). Em voz passiva, seria "The cat was bought by Jim" (O gato foi comprado por Jim). Nesse caso, "foi" é o verbo auxiliar e "comprado" o principal. Pratique transformando frases de voz ativa em voz passiva.

  7. Compre um livro didático sobre sintaxe. Os primeiros 6 passos explicaram o básico para se entender a sintaxe do inglês, mas ainda é complicado. Essas regras básicas permitem que você se comunique, mas, para aprender mais, serão necessários livros mais avançados. Uma busca rápida pela internet também mostrará diversas fontes de ensino.

  8. Copie novas construções de frases. Se estiver lendo um jornal ou uma carta, copie toda frase nova que ver. Corte a frase em partes essenciais. Se achar difícil, consulte os livros. Não tenha medo de pedir ajuda a amigos ou a um professor, se precisar.

Loading...

Dicas

  • A prática é essencial para aprender a sintaxe do inglês. Sempre que aprender uma forma nova de construir uma frase, pratique escrevendo novas versões da mesma frase. Mude sujeito, verbo e objeto para criar novas frases.

Referências

Loading ...
Loading ...