×
Loading ...

Como encontrar o sujeito em uma frase

No português, o sujeito é uma parte essencial de uma frase porque ele diz quem ou o quê está executando uma ação ou está em um certo estado. Sujeitos são nomes ou pronomes e normalmente são seguidos de um verbo. Eles também podem ser verbos no gerúndio. Aprenda como encontrar o sujeito de uma frase para melhorar sua escrita.

Instruções

Saber encontrar o sujeito de uma frase pode ajudar a melhorar sua escrita (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  1. Localize o verbo. Ele pode ser uma variação do verbo "ser" ou "estar" ou a palavra de ação. Na frase "Ele está feliz", o verbo é "está". Na frase "Jane andou até o banco", o verbo é "andou". Alguns verbos têm mais de uma palavra. Na frase "Tom está estudando em casa", o verbo é "está estudando".

    Loading...
  2. Agora encontre o sujeito. O sujeito de uma frase é quem executa a ação. Na regra, ele vem antes do verbo. Em "Ele está feliz", o sujeito é "Ele". Em "Jane andou até o banco", o sujeito é "Jane". Em "Tom está estudando em casa", o sujeito é "Tom".

  3. Quando você estiver procurando pelo sujeito, perceba que geralmente ele é um nome ou pronome. "Ele" é um pronome, enquanto "Jane" e "Tom" são nomes. Em "O livro está sobre a mesa", o sujeito é "livro", um substantivo. Mas o sujeito também pode ser um gerúndio (verbo com "ndo") ou uma frase. "Ver é acreditar" tem "Ver" como o sujeito. "Fugir não é uma opção" tem "fugir" como sujeito.

  4. Encontre o sujeito quando ele tem duas palavras conectadas por "e". Veja esse exemplo: "O livro e o lápis estão na minha caixa". Aqui "O livro e o lápis" são o sujeito. Isso se chama um sujeito composto. É possível ter uma lista maior do que dois itens. "O livro, o caderno e o lápis estão na minha caixa". "O livro, o caderno e o lápis" são o sujeito.

  5. Encontre o sujeito em uma pergunta. Nesse caso, o sujeito também vem antes do verbo, mesmo que exista mais de um verbo. Veja esse exemplo: "Onde você está indo?" Nessa frase, "você" vem antes dos verbos "está indo". "Você" é o sujeito. "Você" também é o sujeito em "Onde você está?"

  6. Encontre o sujeito quando a pergunta é uma palavra como "quem" ou "o quê". Nesses exemplos, as perguntas são especificamente sobre o sujeito. Por exemplo, veja "Quem está pronto?" Aqui, o sujeito é também a palavra da pergunta, "Quem". Não há verbo auxiliar, e o sujeito vem antes do verbo. Outro exemplo é "O que está errado?" Aqui o sujeito "O que" precede o verbo "está".

  7. Aprenda a forma imperativa do sujeito. "Vá embora!" Esse é o tipo de frase que não tem sujeito falado ou escrito. O sujeito oculto é "você", que pode ser tanto no singular quanto no plural. O sujeito "você" é entendido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...