Como aprender a fazer tricô e crochê sozinho

••• yarn image by Liz Van Steenburgh from Fotolia.com

Caso você deseje aprender a tricotar ou a fazer crochê, essa é uma ótima ideia. Ambos os artesanatos produzem peças de roupas e acessórios lindos. A diferença entre o tricô e o crochê é simples: o primeiro usa um fio e duas agulhas para criar um ponto, enquanto o segundo faz o mesmo usando também um fio, mas apenas uma agulha. Por mais que alguns aprendizes lidem bem com instruções apenas faladas, outros preferem assistir e aprender visualmente.

Passo 1

Junte todas as ferramentas necessárias. Se for fazer crochê, pegue sua única agulha; se for tricotar, tenha um par delas em mãos. O rótulo do fio deve dizer o tamanho mais apropriado de agulha a ser utilizado. Caso não tenha certeza do que comprar inicialmente, pergunte para um funcionário da loja de fios.

Passo 2

Procure por um vídeo na biblioteca local. Algumas delas possuem tutoriais em vídeo de como fazer tricô e crochê, sendo esta uma ótima forma para começar a aprender. Esses vídeos mostram como as técnicas das duas formas de artesanato devem ser aplicadas. Enquanto estiver na biblioteca, procure também por livros de tricô e crochê para iniciantes, que possuem várias imagens de como criar pontos.

Passo 3

Veja vídeos no Youtube que demonstrem como tricotar e fazer crochê. Normalmente, eles são divididos em partes curtas, permitindo que os aprendizes deem passos pequenos. Procure também por sites e vídeos de fabricantes, além de tutoriais escritos, que podem vir com modelos prontos para quem faz tricô e crochê. Esse tipo de tutorial traz várias fotografias e ilustrações para uma aprendizagem visual. Ao assistir vídeos ou aprender através de imagens, tenha suas agulhas e fios em mão.

Passo 4

Passe pelas páginas dos livros para iniciantes e estude os diagramas apresentados. Para um aprendiz visual, uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Você pode aprender a segurar as agulhas e o fio exatamente da mesma forma feita nas imagens, além de pegar algumas técnicas boas.

Passo 5

Filme a si mesmo tricotando ou fazendo crochê. Assista ao vídeo, compare o seu método com o de outras pessoas e encontre pontos que você possa melhorar.

Passo 6

Entre em um grupo de tricô ou crochê. Assim, você poderá ver as técnicas de outras pessoas e receber ajuda mútua enquanto treina.

Mais recentes

×