As melhores fontes para utilizar em propagandas

hot dog sign image by Rog999 from Fotolia.com
O objetivo de um anúncio normalmente é atrair futuros clientes e vender um produto. Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de um anúncio, incluindo uma mensagem de marketing clara, uma escrita persuasiva e a capacidade de captar a atenção do leitor. Um aspecto importante porém muitas vezes esquecido de uma propaganda eficaz é a escolha da fonte. Às vezes, a diferença entre um futuro cliente ler um anúncio ou ignorá-lo depende do tipo da letra.
Serifada
As fontes serifadas normalmente são enroladas nas extremidades das letras, números e símbolos. Elas são comumente usadas no corpo do texto dos anúncios e incluem Times New Roman, Garamond, SchoolBook, Georgia, Baskerville, Sanford e Oxford. Alguns especialistas dizem que a fonte serifada pode aumentar a velocidade de leitura, bem como a compreensão, pois a curva da letra guia os leitores para a próxima letra. Esse tipo de fonte é geralmente melhor para mala direta, jornal, revista e outros tipos de impressos de publicidade.
Sem serifa
As fontes sem serifa, também denominadas fontes góticas, são comumente usadas em anúncios baseados na web, incluindo páginas de destino, e-mails e banners. Elas são fáceis de ler e incluem Arial, Calibri, Verdana, Tahoma, Trebuchet, Lucinda Grande e Helvetica. Esse tipo de fonte geralmente parece mais moderno que a fonte com serifa. Publicidade na Internet normalmente utiliza fontes sem serifa em manchetes, juntamente com fontes com serifa no corpo do texto.
Semisserifada
Quando um anunciante quer usar a mesma fonte, tanto na web como em anúncios impressos, utilizam-se normalmente as semisserifadas. Elas costumam ter uma largura fixa e são semelhantes a fontes de jornais tradicionais, assim como em anúncios de e-mail que utilizam somente texto. Alguns exemplos desse tipo de fonte incluem Courier, Courier New, Monaco, Portobello e Divona.
Alternativa
Alguns anunciantes usam fontes personalizadas para se adequar à mensagem da empresa de 'branding'. Essas fontes podem se parecer com a escrita de uma criança ou caligrafia. Muitos desses tipos de fontes utilizam características de fontes mais tradicionais, como serifada ou sem serifa, mas alteram a altura ou a largura das letras. Essas fontes têm geralmente mais sucesso quando utilizadas em manchetes ou subtítulos e em conjunto com uma fonte mais tradicional no corpo do texto do anúncio.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Denise Brandenberg has more than 15 years professional experience as a marketing copywriter, with a focus in public relations. She also worked as a recruiter for many years and is a certified resume writer. She holds a Bachelor of Arts in English.
Créditos Fotográficos
hot dog sign image by Rog999 from Fotolia.com