×
Loading ...

Como fazer uma árvore de Natal de madeira

O que é o Natal sem uma árvore? Aqui está uma árvore natalina relativamente simples que você pode fazer com umas poucas tábuas de 5 por 10 centímetros e um cano de armário. Você só vai levar algumas horas para fazê-la e depois pode decorá-la como desejar. Depois do Natal, dobre a árvore e guarde-a para o ano seguinte.

Instruções

Árvore de Natal de madeira (Kraig Scheyer)

    Construa o tronco da árvore

  1. Corte seis tábuas de 5 por 10 cm com 20 cm de comprimento. Cole três peças no sentido vertical e duas no horizontal, conforme imagem ilustrativa. Preste atenção para passar cola em todas as superfícies que toquem outras (pelo meio e entre cada camada). Utilize braçadeiras de madeira ou uma pilha de revistas em cima das tábuas para que elas fiquem firmemente coladas.

    Loading...
    Cole a base e use braçadeiras de madeira para manter as tábuas juntas (Kraig Scheyer)
  2. Lixe a base utilizando lixa ou lixadeira de cinta.

    Lixe a base da árvore (Kraig Scheyer)
  3. Faça um furo de 3 cm de diâmetro por 6 cm de profundidade no centro da base.

    Faça um furo com 6 cm de profundidade (Kraig Scheyer)
  4. Corte o cano de armário com 1 m de comprimento. Lixe-o para que deslize suavemente até a base. Você deve lixar o cano todo e não apenas a base, para que os galhos da árvore também deslizem facilmente por ele mais tarde. Deslize o cano de armário até a base. Ele servirá como o tronco da árvore.

    Uma vez lixado, o cano de armário deve deslizar suavemente até a base (Kraig Scheyer)

    Construa os galhos da árvore e junte-os

  1. Das tábuas de 5 por 10 cm, corte 16 galhos de árvore de comprimentos variados. Corte o primeiro galho com 75 cm de comprimento. Depois, corte o segundo galho 5 cm mais curto (70 cm). Continue a reduzir cada galho em 5 cm, até chegar a 20 cm.

    Corte 9 espaçadores de galhos das tábuas de 5 por 10 cm. Você precisará de um de 15 cm de comprimento, um de 10 cm e sete de 8 cm.

    Corte os galhos e os espaçadores (Kraig Scheyer)
  2. Faça um furo de 1 3/8" (3 cm) de diâmetro no centro de cada galho e espaçador de galhos, exceto em um dos espaçadores de 8 cm. Faça um furo até a metade nesse espaçador.

    Furando um galho da árvore (Kraig Scheyer)
  3. Deslize os galhos e os espaçadores de galhos no cano de armário. Comece com o galho de 75 cm, depois o de 70 cm, depois o espaçador de 15 cm. Depois, acrescente os dois galhos mais compridos restantes e o espaçador de 20 cm. Continue alternando entre os dois mais longos disponíveis e o espaçador de 8 cm até acabar. Varie o ângulo de cada galho para criar a árvore toda.

    Coloque os galhos e os espaçadores de galho do mais comprido ao mais curto (Kraig Scheyer)
  4. Depois de colocar os três galhos e os espaçadores, você ficará com o único espaçador de galho que está furado pela metade, para ser usado como a cobertura da árvore. Serre o cano 2 cm acima do último galho. Coloque o último espaçador no topo com o furo cobrindo o cano.

    Coloque a cobertura no topo da árvore (Kraig Scheyer)
Loading...

Aviso

  • Certifique-se de fixar adequadamente a madeira ao furar. Senão, ela pode girar e machucar.

O que você precisa

  • 5 tábuas de 5 x 10 cm, com 2,5 m de comprimento
  • 1 cano de armário de aproximadamente 1,5 m de comprimento
  • 1 broca de bitola 1 3/8" (3 cm)
  • Furadeira
  • Cola branca
  • Lixa de gramatura 80
  • Lixadeira de cinta (opcional)
  • Serra manual, serra circular, serra de esquadria ou serra de mesa
  • Braçadeiras de madeira ou pilha de revistas
Loading ...
Loading ...