Como podar laranjeiras

••• Nick White/Digital Vision/Getty Images

Uma laranjeira é uma cultura valiosa para seu terreno. Essa árvore não só é bonita como cheirosa, e produz frutos saudáveis e deliciosos. Quando floresce, você não pode perder o aroma agradável de suas flores. As laranjas possuem uma fragrância singular e são ótimas para consumir. Com manutenção adequada, uma laranjeira pode produzir várias laranjas doces e deliciosas. A maioria dessas árvores não requer uma poda intensa após ficarem estabelecidas. O tempo que leva para podá-la depende da quantidade de árvores que você for plantar em seu terreno. Reserve cerca de 90 minutos por árvore para efetuar a poda e tenha certeza de ter as ferramentas necessárias para fazer um desbaste adequado.

Passo 1

Escolha o dia para fazer a poda. É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

Passo 2

Planeje a poda. Verifique sua laranjeira para definir o que irá fazer. Procure galhos mortos ou doentes. Confira o tronco mais baixo para remover quaisquer brotos secundários. Examine os galhos para ver se algum deles está cruzando com outros próximos do centro da árvore. No final, verifique a árvore novamente de vários ângulos.

Passo 3

Prepare antecipadamente suas ferramentas de poda. Utilize álcool isopropílico para esterilizá-las. É recomendável fazer isso antes de podar cada árvore, caso tenha mais que uma, para não propagar quaisquer doenças entre os pés de laranja.

Passo 4

Remova os brotos secundários que crescem, fazendo um corte vertical próximo do tronco. Corte os galhos que estejam cruzando o meio da árvore, de maneira a liberar o centro para garantir que a luz solar penetre e haja uma ótima circulação de ar. Descarte os galhos doentes. Utilize a tesoura de poda sempre que possível e a serra para cortar galhos maiores. Deixe os cortes protegidos da luz solar direta para evitar queimaduras solares. Você pode fazer isso não removendo muitos galhos superiores, a menos que seja necessário. Enquanto desbasta a árvore, continue verificando a laranjeira para ter um guia de orientação.

Mais recentes

×