O que fazer ao ser atingido pelo líquido liberado pelo gambá
Comstock/Comstock/Getty Images
O "spray" do gambá é uma forma de proteção que o animal libera quando se sente ameaçado. O gambá pode soltar o líquido a alguns metros e, embora seja tóxico, ele não causa risco de morte. Alguns passos podem ser seguidos para neutralizar o odor e permitir que o indivíduo volte à convivência humana sem afastar as pessoas por onde passa.
Roupas e acessórios
As roupas e os acessórios geralmente apresentarão um odor saturado. Essas peças devem ser umas das primeiras coisas a serem tratadas após ser atingindo pela substância, porque, caso as roupas continuem no corpo, elas podem dificultar na remoção do mau cheiro. Retire as roupas e coloque-as para lavar em uma máquina imediatamente -- quanto mais tempo as roupas absorverem o líquido, maiores são as chances de as peças reterem o odor.
Banho
A melhor forma de remover o cheiro, ou pelo menos a primeira camada dele, é por meio de banho. Assim que as roupas forem removidas, vá para o chuveiro e esfregue o sabonete várias vezes e depois enxágue.
Vinagre branco
Enquanto o peróxido de hidrogênio é geralmente recomendado para retirar o cheiro da substância liberada pelo gambá, ele não é a solução mais adequada para a pele humana. Uma alternativa mais segura e parecida em quesitos de eficiência é o vinagre branco. Ao ser combinado com o fermento, ele cria uma substância que pode ser esfregada em todo o corpo, para remover o odor. Misture 1 L de vinagre com 1/4 de detergente. Também pode-se adicionar sabonete líquido. Esfregue bem e enxágue.
Limpadores comerciais
Caso nem o vinagre banco nem um simples banho deem conta do recado, os limpadores comerciais pode ser usados na remoção do mau cheiro. Esses produtos podem ser encontrados em mercados e lojas de caça -- por estarem perambulando pela florestas, as chances dos caçadores serem atingidos pela liberação do líquido do gambá são maiores. Esses limpadores podem vir em forma líquida ou de spray e devem ser aplicados de acordo com as instruções na embalagem.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Based in Kingston, Canada, Samantha Lowe has been writing for publication since 2006. She has written articles for the "Mars' Hill" newspaper and copy for various design projects. Her design and copy for the "Mars' Hill" won the Associated Collegiate Press Pacemaker award in 2008. Lowe holds an Honors BA from Trinity Western University, and a MSc in Occupational Therapy from Queen's University where she is currently doing her PhD.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images