×
Loading ...

Como ativar fermento

O fermento, um tipo de fungo, é fundamental para a composição e o sabor de pães e de certas bebidas. Sem fermento, o pão seria espesso e difícil de mastigar, e bebidas, como vinhos e cerveja, não teriam álcool em suas composições. O fermento também é um dos responsáveis pelos sabores doces e ácidos em pães ​​e bebidas. Ativar o fermento seco ativo reidrata os grânulos, trazendo a levedura desidratada de volta à vida. A reação resultante, em que a levedura se alimenta de açúcar e, em seguida, liberta dióxido de carbono, faz com que o fermento assemelhe-se a flores de coloração marrom.

Instruções

O fermento é responsável pelo aerado em rosquinhas e outros doces (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque 1/4 de colher de chá de grânulos ativos de fermento seco em uma tigela pequena. Verifique a data de validade na embalagem do produto; fermento velho não é capaz de ser ativado.

    Loading...
  2. Aqueça 1/4 xícara de água, para estar entre 40º C e 43º C. Verifique a temperatura exata com um termômetro para doces, pois a temperatura deve ser precisa. Despeje a água na tigela e mexa delicadamente, submergindo todo o fermento.

  3. Adicione 1/4 colher de chá de açúcar ou mel na água. Misture os ingredientes.

  4. Deixe o fermento descansar por aproximadamente 10 minutos. Observe a superfície da água até que você note pequenas bolotas de fermento flutuarem em direção ao topo da água e explodirem; isso é o fermento sendo ativado. A maior parte dos grânulos irão florescer em um intervalo de 30 segundos um do outro. Uma vez que eles forem ativados, você poderá adicioná-lo à sua massa ou ao líquido.

Loading...

Dicas

  • Água com temperatura superior a 43º C matará o fermento, enquanto temperaturas abaixo de 40º C não são capazes de ativá-lo.

Aviso

  • Não tente forçar o ativamento instantâneo ou rápido do fermento. Isso irá ocorrer dentro da massa.

O que você precisa

  • 1/4 de colher de chá de fermento seco ativo
  • 1/4 de xícara de água
  • Colher
  • Termômetro para doces
  • 1/4 de colher de açúcar ou mel
  • Tigela pequena

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...