Como experimentar ou provar levedura para ver se ainda está na validade

Embora a levedura tenha passado da data de validade, você ainda pode ser capaz de fazer seu pão

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Não há nada pior do que juntar todos os ingredientes para fazer sua receita favorita e descobrir que sua levedura está vencida. Contudo, embora a validade dela diga sua viabilidade, pode-se armazenar a levedura em um refrigerador ou, melhor ainda, em um freezer, onde ela permanecerá consumível por mais tempo. Ela pode continuar boa mesmo após a data de validade e existe uma maneira fácil de experimentá-la para ter certeza.

Step 1

Coloque 1/2 copo de água quente em um copo com medidas. Para assegurar verdadeiramente a precisão, pode-se usar um termômetro para doces para checar a temperatura da água. Ela deve estar entre 43ºC e 47º C.

Step 2

Mexa 1 colher de chá de açúcar e 2 de levedura (ou um pacote dela). Serão visíveis três camadas quase iguais: a terceira ao fundo com os dois produtos, a do meio com água turva e a do topo com uma camada de levedura.

Step 3

Se espuma e bolhas se formarem dentro de 10 minutos, então a levedura está consumível. A mistura ficará aproximadamente com a metade com uma água leitosa e a outra metade espumante.

Step 4

Você pode agora adicionar a levedura à sua receita de acordo com as instruções dela.

×