Qual é a quantidade de lactose usada na produção de uma cerveja Cream Stout?
Push/Digital Vision/Getty Images
A Cream Stout também é conhecida como Milk Stout ou Sweet Stout. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, existem leis que proíbem o uso da palavra "milk" (leite) em rótulos de cerveja, pois pode gerar confusão entre os consumidores.
Doçura e calorias
A Cream Stout é fortificada com lactose, um açúcar derivado do leite. A lactose não consegue ser fermentada pela levedura de cerveja, por isso acrescenta um doçura ao produto final, junto ao corpo e calorias. Uma Cream Stout típica contém entre 200 e 300 calorias em cada 350 ml.
Receita
De acordo com a Homebrew.com, uma receita tradicional de Cream Stout requer 450 g de lactose a cada 7,5 litros de cerveja. Depois da imersão de cevada maltada e aveia em flocos em água fervente, extrato de malte, lúpulo e lactose são adicionados à mistura.
Amargor
A doçura da lactose é contrabalançada com o amargor do lúpulo e da cevada maltada. Todavia, a Cream Stout é, geralmente, considerada menos amarga e mais encorpada do que as Dry Stouts.
Referências
Sobre o Autor
A full-time writer since 2006, David Dunning is a professional freelancer specializing in creative non-fiction. His work has appeared in "Golf Monthly," "Celtic Heritage," "Best of British" and numerous other magazines, as well as in the book "Defining Moments in History." Dunning has a Master of Science in computer science from the University of Kent.
Créditos Fotográficos
Push/Digital Vision/Getty Images