Atividades para 5° ano sobre "As crônicas de Narnia"
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
As séries de C.S. Lewis "As crônicas de Nárnia" estão cativando leitores de todas as idades. Alunos do 5° ano que tentam ler os livros estão atingindo um nível de habilidade que permite ler e compreender os livros por conta própria. Muitos estudantes já estão familiarizados com as histórias, pois assistiram os filmes baseados nos romances, e a ação os manterão concentrados. Os livros podem ser lidos como histórias infantis sobre animais que falam ou interpretado mais profundamente como metáforas para muitos elementos da sociedade. Crie uma unidade para sua turma de 5° ano se baseando em um dos romances ou da série inteira.
Ordem cronológica
Criar uma linha do tempo pode ajudar os estudantes a se lembrarem dos eventos de um romance e solidificar os conceitos literários, como ação crescente, clímax e resolução. Na medida que a classe vai lendo "As crônicas de Nárnia", vai mantendo a linha do tempo em um cartaz na parede. Acompanhe os eventos do livro e marque quando e qual dia os eventos de cada livro aconteceram uns em relação aos demais.
História britânica
Use os livros como uma oportunidade para ensinar um pouco sobre a cultura britânica, sociedade e história durante o tempo em que se passam os livros. Embora as tramas se passem em uma terra da fantasia, os eventos da vida real desempenham um papel significativo na trama e seu desenvolvimento. Atribua projetos de pesquisa aos alunos para que investiguem a guerra, a cidade onde as crianças moraram ou algo tangencial, como o transporte naquele momento da história.
Comparando livros e filmes
Depois de sua classe ter terminado de ler "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", assista ao filme, uma das versões do livro, com seus alunos. Peça que tomem notas sobre as diferenças e semelhanças entre os dois. Quando o filme acabar, peça aos alunos que comparem suas respostas com o aluno ao lado e debata com a classe quais mudanças criaram mais impacto. A mesma atividade pode ser feita com "O Príncipe Caspian" ou "A viagem do Peregrino da Alvorada", que também possuem versões cinematográficas.
Projetos de arte
Alunos do 5° ano vão adorar demonstrar sua compreensão dos livros "A Crônica de Nárnia" através da arte. Peça aos alunos para escolherem dois personagens e pintarem ou desenharem uma representação da relação entre os dois. Alternativamente, use caixas de sapato como dioramas, fazendo com que o lado externo pareça um guarda-roupa. Faça duas portas na frente do guarda-roupa e, com cola e dois botões pequenos, as maçanetas. Para a parte de trás do diagrama, pinte uma imagem de neve em Nárnia e faça um poste com papel e cola.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Suzanne Akerman began writing in 2000. She has worked as a consultant at Pacific Lutheran University's Writing Center and her works have been published in the creative arts journal "Saxifrage." Akerman holds a Bachelor of Arts in English and a Master of Arts in education from Pacific Lutheran University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images