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Atividades para correção de frontalização de fala

A frontalização é um problema de desenvolvimento de fala em que as crianças que estão aprendendo a falar inadvertidamente movem o ponto de articulação de alguns sons para a parte frontal da boca. A frontalização de velar ocorre em palavras com consoantes formadas com a contração do meio da língua, são palavras como "guia" e "quis", resultando nas pronúncias "dia" e "tiss". A frontalização da palatal ocorre em palavras com sons fricativos como "chica" e "feijão", resultando em "sica" e "feizão". Atividades de terapia de fala podem ajudar.

A frontalização é um problema de fala relacionado com a posição da língua na boca (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Colagem de palavra

Assim como acontece com outros problemas de articulação, a correção de problemas de frontalização exige que as crianças reconheçam não só a posição correta da sua língua para pronunciar cada palavra, mas também as palavras que provavelmente vão lhes causar problemas. Ao pesquisar em revistas, quadrinhos e outras imagens, as crianças podem criar uma colagem de palavras que as desafiam. Por exemplo, se a criança tem problemas de frontalização de velar, ela pode buscar imagens de gato, manga, morango, cachorro ou cavalo. Se ela tem problemas com frontalização da palatal, ela pode encontrar fotos de chave, chuva, loja, caju etc. Ao identificar, destacar e retornar às palavras problemáticas em uma colagem da palavra, as crianças podem manter uma compreensão dos problemas de pronúncia que estão tentando corrigir.

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Jogos de tabuleiro

Jogos que dependem do movimento de peças sobre tabuleiros até alcançar uma linha ou de chegada ou objetivo, como Monopoly ou Parcheesi, permitem às crianças a oportunidade de se divertirem enquanto praticam a pronúncia de palavras. Ao se movimentar no jogo, as crianças podem pronunciar uma palavra problemática antes de passar para a posição seguinte. Bônus adicionais podem ser trabalhados no jogo, como um prêmio de pronúncia que permite às crianças avançar um certo número de casas equivalentes ao número de palavras problemáticas que podem pronunciar corretamente. Por exemplo, avance três espaços no Parcheesi se pronunciar corretamente três palavras que começam ou incluem o som do "sh".

Jogos ativos

Jogos que envolvem atividade física desafiam as crianças a empregar suas habilidades de pronúncia enquanto se movem ao mesmo tempo e focam neste movimento. Um simples jogo de pega em que uma criança pronuncia uma palavra problemática ao pegar uma bola permite que ela desenvolva e empregue suas habilidades de pronúncia de uma forma natural que finalmente terá a forma de uma habilidade de segunda natureza.

Conversa

Incentive as crianças a incorporar palavras problemáticas em uma conversa casual. Isso pode ser feito de forma intencional e obviamente através de perguntas que forcem os alunos a responder usando tais palavras. Um exemplo seria "O copo está cheio ou vazio?". Isso pode ser feito de maneira mais sutil, levando a criança a um local que contenha os itens referenciados. Por exemplo: leve uma criança para a praia, onde ela pode ver uma gaivota, um castelo de areia, jogos ou barcos.

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Referências

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