×
Loading ...

Atividades para crianças aprenderem a perdoar

É importante aprender a perdoar logo na infância, porque guardar rancor pode causar impactos físicos e emocionais em crianças e adultos. Perdoar não significa necessariamente esquecer o que aconteceu nem condizer com mau comportamento. Significa que você prefere perdoar a pessoa que lhe causou algum dano. Atividades interativas para crianças são um método eficaz de ensinar-lhes como perdoar uns aos outros.

Atividades para crianças que ensinem a se perdoarem serão bastante úteis a longo prazo (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Atividades criativas para promover o perdão

Use atividades artísticas para ensinar lições de perdão. Faça as crianças desenharem ou pintarem emoções como raiva ou mágoa. Depois, peça que desenhem ou pintem o sentimento de perdoar alguém e comparem a diferença. Outra alternativa é permitir que elas criem uma colagem sobre o perdão. Leia um parágrafo sobre uma criança que tenha ofendido outra de alguma forma. Peça a elas que escrevam dois finais para a história. Um dos finais deve enfatizar o perdão e o outro deve focar na vingança. Explique as consequências das duas reações.

Loading...

Exercício do balão

Providencie um balão de 25 cm para cada criança. Peça a eles que escrevam os nomes de todo mundo que já lhes magoou ou por quem ainda sintam ressentimento. Peça que exalem no balão por cada pessoa da lista. Peça que expulsem sua raiva dentro do balão com sua respiração e que segurem a abertura do balão quando terminarem. Faça uma comparação do que acontece a eles se não liberam a raiva e não perdoarem a pessoa que os magoou. Explique que a raiva continua crescendo dentro deles e não pode ser liberada até que perdoem.

Peso pesado

Coloque dentro de uma sacola objetos pesados, como pedras ou livros grandes, depois de etiquetá-los com palavras como mágoa, ressentimento, ódio, vingança, raiva e amargura. Peça a duas crianças que estejam bravas uma com a outra para carregarem a sacola pesada. Diga a elas que guardar sentimentos como raiva e falta de perdão em seus corações é ainda mais pesado que carregar a sacola pesada. Explique que ao escolher perdoar a pessoa que o magoou ou lhe ofendeu, todos os maus sentimentos desaparecem e eles se livram do fardo de carregá-los. Diga que eles serão os únicos que ficarão magoados se escolherem não perdoar.

Discutindo perdão em filmes

Passe um filme que tenha o perdão como tema. “O Pastor” é um filme sobre um ex-condenado que é solto após passar 15 anos na prisão. Ele acaba entrando em uma briga com seu melhor amigo e, em vez de perdoá-lo, eles começam a brigar com uma faca e seu melhor amigo morre. Discuta com eles sobre o que o personagem principal poderia ter feito de diferente e qual seria o resultado caso ele tivesse perdoado seu amigo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...