×
Loading ...

Atividades de escrita descritiva para crianças da pré-escola

As crianças da pré-escola aprendem a escrever como forma de se comunicar com mais eficiência. As atividades de escrita podem ser passadas para encorajar novas ideias e estimular a criatividade. A escrita descritiva descreve pessoas, locais ou coisas que a criança conheceu, formando uma imagem na imaginação do leitor. Esse tipo de escrita usa detalhes vívidos e pode ajudar uma criança a explorar sua própria imaginação.

Lápis coloridos podem encorajar as crianças a usarem palavras coloridas (school image by Jerome Dancette from Fotolia.com)

Exercício do espelho

Os espelhos podem ser usados para ajudar as crianças a olharem para si mesmas e descreverem o que estão vendo. Eles podem lembrá-las de detalhes que normalmente esqueceriam, como sardas e nódoas nos olhos.

Loading...

Listas

As listas de adjetivos dão uma base para a escrita. Elas podem ajudar a dar um ponto de partida a uma criança que tenha dificuldade de criar uma imagem em sua mente e também podem usadas para escrever histórias. Um escritor pode escolher quatro ou cinco palavras da lista para escrever um parágrafo descrevendo um evento ou local visitado.

Sacos de papel

Os sacos de papel são ótimos meios para encorajar as crianças a usarem a imaginação. Coloque itens no saco e peça que a criança coloque a mão dentro dele e descreva o que ela sente dentro do saco. Essa atividade força a criança a usar descrições, pois ela não está vendo o que está lá dentro.

Vendas

As vendas forçam a criança a usar a imaginação ao invés de pistas visuais. Elas podem experimentar comidas e usar palavras descritivas para dizer o gosto. Você pode encorajá-las perguntando se o gosto é salgado, doce ou azedo. Está quente ou frio? É mole ou duro? Peça que a criança tire a venda dos olhos e escreva o que provou. Faça isso antes que elas saibam o que foi experimentado.

Crie um tesauro para a sala de aula

Criar um tesauro para a sala de aula pode encorajar as crianças a encontrarem palavras descritivas para usar em sua escrita. Explore palavras básicas, como "bom" e "ruim", e faça com que as crianças escrevam quantas palavras conseguirem que tenham significados semelhantes. Junte todas as palavras e distribua entre os alunos. Use essas palavras para escrever uma redação sobre as férias, deveres de casa ou outras atividades escolares. Desafie seus alunos a usarem o máximo possível de palavras do tesauro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...