×
Loading ...

Atividades infantis sobre tartarugas marinhas

As tartarugas marinhas são grandes tartarugas que vivem em águas quentes e raramente chegam às costas, exceto para aninhar-se e pôr ovos. Como outras tartarugas, elas têm uma casca dura para proteção e fortes bicos com contornos recortados. Os registros fósseis mostram que as tartarugas marinhas têm vivido na Terra há 150 milhões de anos, mas no século mais recente, seus números têm diminuído. Ensinar as crianças sobre as tartarugas marinhas é uma maneira de inspirar respeito por esses animais e, talvez, reverter a tendência de queda da população.

Ajude as crianças a conhecer estes répteis oceânicos antigos (sea turtle image by Cory Surdam from Fotolia.com)

Construção de ninhos

As crianças são muito interessadas em filhotes de animais, então envolva-os em uma atividade para ajudá-los a aprender sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Se você tiver acesso a um lugar onde as crianças possam escavar na areia ou sujeira, explique como os ninhos de tartarugas marinhas são e mostre algumas imagens de tartarugas marinhas durante a construção dos ninhos. Peça às crianças que fazer ovos de tartarugas marinhas falsos pintando ovos de Páscoa de plástico branco com manchas; então eles têm que construir ninhos em pequenos grupos e colocar seus ovos no interior para replicar os ninhos de tartarugas marinhas.

Loading...

Tartaruga marinha de prato de papel

Peça que as crianças pintem pratos de papel de cor verde e marrom, como o casco de uma tartaruga. Faça modelos para eles para que eles tracem e cortem as cabeças, pernas e caudas das tartarugas. Prenda os apêndices com pregos para que possam ir e vir. Os pratos de papel mais grossos e resistentes são melhores para fazer o casco. Aumente a complexidade dessa atividade usando um prato de papel para a carapaça (casco da tartaruga) e um para o plastrão (concha inferior). Fixe os membros ao prato inferior, a cabeça ao superior e, em seguida, ligue os dois pratos, com um anel de cola ou fita adesiva de dupla face em torno dos contornos.

Saúde das tartarugas

Discuta os perigos que as tartarugas do mar enfrentam, tais como a perda de áreas de nidificação, a interferência de barcos e de linhas de pesca. Peça aos alunos que façam uma lista de tartarugas e possíveis lesões; depois debata em pequenos grupos, a fim de pensar em maneiras de reduzir tais lesões e danos. Essa atividade pode ser adaptada para usar com ensino médio ou estudantes do colegial.

Mais recursos

Vários sites dedicados à difusão do conhecimento de tartarugas marinhas e consciência de sua situação também oferecem atividades para crianças. O site Sea Turtle Inc tem uma variedade de páginas para colorir, artesanato e planilhas disponíveis para impressão, sem nenhum custo. Visite o site da National Geographic para fichas infantis informativas e o Sea Turtle Conservancy, que oferece um espaço útil para o educador em busca de mais recursos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...