Como retirar musgo do casco de uma tartaruga
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O casco de uma tartaruga é a principal fonte de proteção de elementos naturais e predadores. Na natureza, é comum encontrar tartarugas com musgo e algas crescendo em seus cascos. Isto na verdade ajuda estes animais a se camuflarem de seus predadores. No cativeiro, estes animais não acumulam muitos musgos ou algas devido às condições de vida controladas; no entanto, se aparecerem musgos ou algas no casco de suas tartarugas, é fácil retirá-los.
Step 1
Pegue sua tartaruga com cuidado. Use as duas mãos, uma em cada lado do casco, posicionando-as entre as patas dianteiras e traseiras.
Step 2
Coloque sua tartaruga em uma bacia plástica ou banheira. O recipiente não pode ser muito maior do que sua tartaruga; do contrário, ela pode se mexer muito e se machucar.
Step 3
Ligue a água da torneira e deixe a água correr. Ela deve estar morna, e não quente. Um chuveirinho de mão também funcionará bem aqui.
Step 4
Passe a água morna sobre o casco da tartaruga.
Step 5
Escove o casco da tartaruga cuidadosamente com uma escova de dente para retirar o musgo ou a alga.
Step 6
Enxague a tartaruga com água morna e em seguida feche a torneira. Lentamente retire a maior parte da água, certificando-se que a tartaruga não vai cair da bacia ou esbarrar nela.
Step 7
Limpe o casco com cuidado com uma toalha para retirar quaisquer traços de musgo ou alga. Este é um bom momento para analisar se o casco tem algum tipo de dano, ferimentos, doenças ou crescimentos anormais. Coloque a tartaruga de volta em sua casa.
Step 8
Limpe e desinfete as mãos, e também qualquer superfície, escova de dentes, banheiras e bacias usadas durante a limpeza da tartaruga. Isto ajudará a evitar qualquer contato potencial com bactérias ou salmonela que geralmente são carregadas pelas tartarugas.
Referências
Advertência
- Não pegue sua tartaruga pelo rabo, porque isto poderá machucá-la.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images