Como retirar musgo do casco de uma tartaruga

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O casco de uma tartaruga é a principal fonte de proteção de elementos naturais e predadores. Na natureza, é comum encontrar tartarugas com musgo e algas crescendo em seus cascos. Isto na verdade ajuda estes animais a se camuflarem de seus predadores. No cativeiro, estes animais não acumulam muitos musgos ou algas devido às condições de vida controladas; no entanto, se aparecerem musgos ou algas no casco de suas tartarugas, é fácil retirá-los.

Passo 1

Pegue sua tartaruga com cuidado. Use as duas mãos, uma em cada lado do casco, posicionando-as entre as patas dianteiras e traseiras.

Passo 2

Coloque sua tartaruga em uma bacia plástica ou banheira. O recipiente não pode ser muito maior do que sua tartaruga; do contrário, ela pode se mexer muito e se machucar.

Passo 3

Ligue a água da torneira e deixe a água correr. Ela deve estar morna, e não quente. Um chuveirinho de mão também funcionará bem aqui.

Passo 4

Passe a água morna sobre o casco da tartaruga.

Passo 5

Escove o casco da tartaruga cuidadosamente com uma escova de dente para retirar o musgo ou a alga.

Passo 6

Enxague a tartaruga com água morna e em seguida feche a torneira. Lentamente retire a maior parte da água, certificando-se que a tartaruga não vai cair da bacia ou esbarrar nela.

Passo 7

Limpe o casco com cuidado com uma toalha para retirar quaisquer traços de musgo ou alga. Este é um bom momento para analisar se o casco tem algum tipo de dano, ferimentos, doenças ou crescimentos anormais. Coloque a tartaruga de volta em sua casa.

Passo 8

Limpe e desinfete as mãos, e também qualquer superfície, escova de dentes, banheiras e bacias usadas durante a limpeza da tartaruga. Isto ajudará a evitar qualquer contato potencial com bactérias ou salmonela que geralmente são carregadas pelas tartarugas.

Mais recentes

×