×
Loading ...

Atividades interativas de simetria matemática para crianças

A ideia de simetria parece tão básica que é difícil lembrar que as crianças precisam aprender o que é e como reconhecê-la. Esta habilidade visual e conceitual torna-se uma base importante para os conceitos matemáticos e algébricos, quando elas ficarem mais velhas. No entanto, aprender sobre simetria pode ter bons resultados com atividades interativas e divertidas, que não só constroem habilidades matemáticas, mas estimulam a imaginação.

Folhas são simétricas (feuille en coeur image by Toanet from Fotolia.com)

Simetria de objetos naturais

Para apresentar as crianças à simetria encontrada no mundo natural, eles têm de coletar folhas e flores. Em seguida, explique a ideia de eixo de simetria, a linha através de uma imagem que produz dois lados simétricos. As crianças podem tentar dobrar suavemente as folhas e flores, para ver se conseguem encontrar um eixo de simetria em cada uma. Como alternativa, os alunos podem desenhar folhas grandes no papel e tentar desenhar um eixo de simetria. De qualquer maneira, fique com os objetos bidimensionais - evite trabalhar com pedras, conchas e outros itens em 3-D.

Loading...

Corações de papel

Esta atividade artesanal clássica proporciona uma grande plataforma para ensinar às crianças sobre simetria. Para corações, mostre às crianças como dobrar um pedaço de papel ao meio e traçar o contorno da metade de um coração, com o meio na dobra. Faça-os cortar ao longo da linha traçada. Para crianças menores de 6 ou 7 anos, dê um modelo a seguir e ajude-as com o corte, se necessário. Com as crianças um pouco mais velhas, faça-as tentar fazer um coração inteiro traçando uma metade inferior ou superior em vez de um lado e fale sobre simetria, investigando por que isso não funciona.

Traços corporais

Demonstre que o corpo humano é construído de forma simétrica, criando traços corporais. Usando papel pardo e marcadores laváveis​​, faça as crianças trabalharem em pares. Um se deita com as mãos e os braços um pouco afastados, enquanto o outro segue cuidadosamente o contorno. Uma vez que os traçados forem feitos, cada criança deve desenhar um eixo de simetria no meio da sua própria imagem. Esta atividade também pode ser feita com giz, ou combinada com uma aula de ciências sobre o cérebro e a lateralidade direita/esquerda.

Padrões de simetria em folhas

Uma grande atividade de simetria para o outono é a de padrões de folha. Use cartolina de duas cores diferentes. Peça para cada criança cortar a sua primeira cartolina ao meio e, em seguida, colocar sua folha na metade do papel, para que a borda do papel corte o eixo de simetria. Então, ela deve traçar a parte da folha em cima do papel e cortar a imagem. Para formas complicadas, elas podem precisar de ajuda com o corte. Em seguida, ela deve dobrar todo o pedaço de cartolina ao meio e colar a folha cortada de um lado e o contorno do outro, para criar duas imagens simétricas com cores reversas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...