×
Loading ...

Atividades práticas divertidas para alunos do jardim de infância aprenderem a olhar as horas

Saber olhar as horas em um relógio analógico é uma habilidade difícil de dominar nessa era digital. Como muitos adultos e crianças trocaram os relógios tradicionais pelos modelos digitais, as crianças mais novas simplesmente não têm tanto incentivo para aprender a olhar as horas nos analógicos. Os visores digitais são mais fáceis de ver e entender. No entanto, como um professor, é essencial continuar com as atividades relacionadas ao assunto, já que elas fortalecem as habilidades de matemática, oferecem oportunidades valiosas para resolver problemas e são uma forma prática de diversão.

Muitas escolas e empresas continuam a usar relógios de parede analógicos (James And James/Pixland/Getty Images)

Cartões de memória

Adapte um clássico de aprendizado criando cartões de memória maiores para uma atividade de leitura das horas. Faça esses cartões em forma de relógios; para isso, as crianças podem usar papel cartão ou papelão. Distribua os alunos em pequenos grupos e atribua uma hora específica para eles desenharem (por exemplo, 2:00, 5:45, 9:15).

Loading...

Sem tempo

Limpe uma grande área de diversão e desenhe um relógio no chão, mas sem incluir os ponteiros. Também poderá usar um tapete redondo para isso. Peça a um aluno de cada vez para ser o relógio. Cada um deles deve usar os braços e as pernas para representar o ponteiro menor e o maior, respectivamente. Se o aluno não conseguir descobrir a resposta dentro de cinco a dez segundos, ele estará "sem tempo" e deverá abdicar da sua posição no relógio. Alternativamente, jogue com dois alunos de cada vez, um representando cada ponteiro.

Hora digital para analógica

Peça para os alunos fazerem relógios analógicos apagáveis de papel e laminado transparente. Distribua uma lista de horas em formato digital. Coloque os alunos em pares e peça para trabalharem em conjunto para desenhar as horas indicadas em formato analógico, utilizando seus relógios de papel como modelos. Podem ser utilizados marcadores laváveis para essa atividade.

Correspondendo o par

Imprima desenhos de relógios analógicos e digitais. Certifique-se de que nenhum deles tenha uma hora única (por exemplo, três dos relógios devem marcar 07:00, seis devem mostrar 3:15 e dois 09:35). Espalhe todas as imagens em uma mesa e peça para os alunos corresponderem os relógios com o seu par que marca a mesma hora. Pode-se criar um conjunto maior de cartões de horas para jogar Peixinho ou Concentração.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...