Como fazer relógios de papel para ensinar as horas

Saber ver as horas é uma aptidão que dará mais independência às crianças, fazendo com que saibam quando irá passar o programa favorito na TV, quando chegará a visita e o horário de ficar pronto para ir à escola. O que não falta são relógios de brinquedo, mas isso implica em gastos extra. Portanto, é possível criar um relógio improvisado de papel para o auxílio dessa tarefa.

Passo 1

Desenhe uma circunferência ampla na folha de cartolina clara. Caso não tenha muita intimidade com desenhos, é bom utilizar um objeto circular para riscar em torno. Algo como uma tampa ou prato de papel.

Passo 2

Recorte a cartolina com a tesoura.

Passo 3

Escreva os números ordenadamente, de modo que fiquem devidamente distribuídos. Para isso é bom começar de 15 em 15 minutos. Comece com o número 12, seguido do três, passando para o seis e o nove. Depois disso, complete os que estiverem faltando.

Passo 4

Pontilhe entre os números para que a criança aprenda, também, os minutos.

Passo 5

Recorte os ponteiros do pedaço de cartolina escura. Procure fazê-los bem diferentes uns dos outros, para que não causem confusão entre hora e minuto. Faça também uma seta na ponta para que ajude na distinção dos minutos.

Passo 6

Prenda os ponteiros ao centro da face do relógio com o grampo. Transponha e separe as pernas do grampo na parte de trás. Esse tipo de prendedor facilitará para girá-los.

Mais recentes

×