×
Loading ...

Atividades temáticas com quebra-cabeças para idosos

Quando o corpo envelhece, a mente se deteriora. Os indivíduos idosos podem sofrer diversas dificuldades, de alguma tendência a esquecimento ou até Alzheimer. No entanto, os estudos das associações americanas National Institute of Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento, em português) e American Medical Association (Associação Médica Americana, em português) mostram que o nível de deterioração depende do nível de atividades físicas e mentais das quais a pessoa participa. Uma pessoa de 90 anos que faça uma caminhada e um jogo de palavras cruzadas ou que leia um livro todos os dias podem não sofrer nenhuma perda de memória, enquanto uma de 70 anos que tenha vida sedentária pode viver na cama e não saber o próprio nome ou onde está. Tipos variados de quebra-cabeças ajudam a exercitar o cérebro, pois ajudam a manter os neurônios ativos e a engajá-los em resolução de problemas. Considere essas ideias de quebra-cabeças para ajudar os idosos perto de você.

Ajude os idosos pertos de você a manterem a mente saudável com quebra-cabeças (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Palavras cruzadas

Esse tipo de quebra-cabeça usa pistas escritas para ajudar a preencher blocos vazios e criar palavras. Essas palavras então se cruzam, tendo letras comuns. Elas podem ser aleatórias ou terem um tema relevante para o indivíduo as resolvendo. Alguns temas podem incluir os anos 20, a História do Brasil, literatura ou comida. Escolher temas interessantes para o indivíduo ajudará a mantê-los engajados e a resolverem todo o quebra-cabeça. Esses jogos são perfeitos para quem tem demência parcial, já que os temas familiares ajudarão a memória e facilitarão a discussão.

Loading...

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças tradicionais que são montados com peças em formatos estranhos são boas ferramentas que podem variar com base no nível de habilidade ou necessidade. Os indivíduos perspicazes que querem se desafiar podem gostar de um quebra-cabeça de 1.000 peças ou de um modelo em 3D, enquanto aqueles com mais problemas para reconhecer formas e cores podem preferir aqueles com menos peças e mais cores distintas. Tente descobrir o que os interessa e compre um quebra-cabeça que ilustre um ou mais desses interesses, porém evite comprar um brinquedo de criança, já que isso pode desmoralizar ou até insultar a pessoa.

Sudoku

Os jogos de Sudoku são parecidos com palavras cruzadas, porém usam blocos de números que não podem ser repetidos em quadrados de 3x3 ou em qualquer linha reta do jogo. Esses jogos ajudam as habilidades de resolução de problemas e lógica, o que mantém a capacidade de raciocínio afiada. Estes jogos variam em fácil, médio e difícil, podendo ter a dificuldade incrementada de acordo com o desempenho da pessoa na tarefa.

Caça palavras

Esses jogos têm palavras escondidas em linhas de letras que o jogador deve tentar encontrar, porém elas são listadas e o jogo termina quando todas as palavras são encontradas. Esse tipo de jogo pode ajudar os idosos no reconhecimento de palavras, ajudando-os a se manterem letrados e passíveis de comunicação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...