O que é atrofia do coxim adiposo?

A atrofia do coxim adiposo pode causar dor intensa ao andar ou ficar em pé

Foot image by DXfoto.com from Fotolia.com

Atrofia do coxim adiposo é uma condição que pode se desenvolver na superfície inferior do peito do pé quando a gordura que amortece os ossos podais é destruída. Essa condição, também conhecida como metatarsalgia, é comum em idosos e pode causar significativa dor ao caminhar. Ela pode ser tratada por vários métodos, embora possa ser necessária cirurgia para aliviar completamente a dor.

Causas

O pé é composto por cinco ossos metatarsianos, que são mantidos no lugar pelos ligamentos. Se um desses ossos sair do alinhamento e ficar abaixo dos demais, ele provocará pressão sobre a parte inferior do peito do pé. Esse aumento de pressão desgastará o coxim adiposo, que se destina a absorver o choque de andar para o metatarso. À medida que ele se desintegra, a pele responderá criando calos grossos, que podem piorar a dor. As pessoas com arcos muito altos, que usam saltos ou têm lesões na superfície inferior do pé têm mais probabilidade de desenvolver atrofia do coxim adiposo.

Sintomas

A dor na superfície inferior do peito do pé é apenas um dos sintomas da atrofia do coxim adiposo. Outros sintomas incluem uma dor que piora ao ficar em pé e melhora quando sentado. Os dedões podem ficar dormentes ou formigantes ou o paciente pode sentir como se tivesse uma pequena pedra no sapato. A dor se agrava quando se anda descalço, e os calos aparecerão e se tornarão muito espessos.

Tratamentos não cirúrgicos

A atrofia do coxim adiposo pode ser tratada sem cirurgia se o tratamento for iniciado precocemente, inserindo órteses personalizadas nos sapatos. Obtém-se um molde podal para que a órtese se adapte ao pé. O resultado é o levantamento do metatarso, para que fique alinhado com os demais ossos metatarsianos e deixe de carregar mais peso corporal que os outros.

Tratamento cirúrgico

Caso esse tratamento não consiga aliviar a dor, uma cirurgia pode ser necessária para restaurar o equilíbrio dos metatarsos e aliviar a pressão excessiva. Isso é feito cortando-se o metatarso ofensor e elevando-o para a posição correta no pé. O osso é preso nesta nova posição com um pino. Depois de recuperar-se da cirurgia o paciente não deve mais sentir dores ao andar.

Prevenção

É melhor prevenir do que remediar. Algumas atitudes simples podem ser tomadas para evitar o desenvolvimento da atrofia do coxim adiposo. Evite usar saltos com mais de 2,5 cm, que põem muito peso corporal sobre o peito do pé e exercem uma pressão excessiva sobre os metatarsos. Evite também atividades que exijam caminhar nas pontas dos pés, pois têm o mesmo efeito dos saltos altos. Em vez de praticar exercícios de alto impacto, prefira opções como natação, ciclismo e corrida na água.

eHow Brasil
×