Comichão e formigamento nas pernas após uma corrida
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images
Pernas formigando ou comichando durante ou depois de uma corrida podem ser irritantes e desconfortáveis, mas raramente é grave e geralmente isso passa logo após você se resfriar. Há um número de diferentes razões para esses sintomas, muitos dos quais podem ser lidados em casa. No entanto, se o formigamento persistir, afetar a mobilidade ou causa dor, consulte um médico para diagnóstico e informações sobre tratamento.
Problemas de circulação
Cerca de 85 % do sangue é direcionado aos músculos trabalhados durante o exercício, explica o site "Sports Academia Advisor", e os vasos sanguíneos se expandem para acomodar o aumento do fluxo. A doença arterial periférica — um estreitamento dos vasos sanguíneos — pode prejudicar a sua circulação. Essa redução do fluxo sanguíneo é conhecido como isquemia, cujos sintomas incluem dor e formigamento nas extremidades, que podem irradiar-se para uma ou ambas as pernas. A doença arterial periférica também pode causar dor nas pernas ou câimbras. Se sentir esses sintomas, consulte um médico para um diagnóstico completo.
Níveis baixos de eletrólitos
Os eletrólitos no corpo regulam a função nervosa e muscular, os níveis de hidratação e reparos dos tecidos danificados. Eles incluem sódio, potássio, cálcio e magnésio. Um exercício pode reduzir os níveis desses eletrólitos no corpo, o que pode causar contração e espasmos nos músculos, explica o site "Medical News Today". Esse é particularmente o caso se os seus níveis de sódio, cálcio e potássio estiverem baixos, pois os músculos precisam desses eletrólitos para a contratação. Para manter os níveis equilibrados durante e depois de um treino, beba bastante líquido para se manter hidratado. As bebidas esportivas que contêm cálcio e potássio podem ajudar.
Neuroma
O neuroma ocorre quando ocorre um feixe de nervos no pé — geralmente entre o terceiro e quarto dedos — torna-se inflamado. Isso é comum em corredores com pés hipermóveis e é caracterizado por dores formigantes que atingem a perna, assim como dormência e uma sensação de queimação no pé, escreve Josh Clark para o site "Cool Running". Os sintomas podem ir e vir e devem ser tratados com gelo para reduzir a inflamação dos nervos. Ao correr, é possível gerenciar os sintomas através da aplicação de um apoio diretamente na área afetada. Para ter certeza de encontrar a posição exata, dobre os dedos dos pés para trás ou pressione a sola do pé até encontrar o local mais doloroso. Se isso não ajudar, consulte um podólogo.
Síndrome compartimental de esforço crônica
Uma sensação de formigamento nas pernas pode ser devido à síndrome compartimental crônica de esforço, uma queixa neuromuscular rara que é mais provável de ocorrer em pessoas que se envolvem em atividades repetitivas como correr. O formigamento geralmente afeta as pernas. Outros sintomas podem incluir dor, rigidez e inchaço no membro afetado. A condição é provável que surja logo depois de começar a se exercitar e piora progressivamente durante a sessão. No início, os sintomas desaparecem logo depois que você parar de se exercitar. No entanto, se a condição piorar, os sintomas podem durar vários dias. Se esse for o caso, pare o exercício e consulte um médico.
Referências
Sobre o Autor
Jessica began her writing career in 1995 and is Senior Editor at a London communications agency, where she writes and edits corporate publications covering health, I.T., banking and finance. Jessica has also written for consumer magazines including "Cosmopolitan" and travel, home/lifestyle and bridal titles. Jessica holds a Bachelor of Arts in English literature and journalism from the University of Queensland.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images