Como aumentar a densidade da água

••• Fresh water-melon in water image by Piter Pkruger from Fotolia.com

Uma das características mais incomuns e mais importantes da água é como a temperatura afeta sua densidade. Diferente da maioria das substâncias, que se tornam continuamente mais densas à medida em que esfriam, a água atinge sua densidade máxima aos 4 graus. Ao atingir níveis mais baixos do que esse, a água se torna menos densa, que é a razão pela qual o gelo flutua. Isso pode parecer irrelevante à primeira vista, mas esta qualidade única da água é o que evita que lagos e oceanos se congelem ou aumentem seus níveis em quantidades catastróficas.

Você pode usar essa variação para aumentar a densidade da água. No entanto, a temperatura flutua naturalmente, de forma que, se você deseja aumentar a densidade de forma permanente, é possível adicionar sal à água. Isso aumenta a massa da água sem aumentar seu volume, consequentemente aumentando a densidade.

Usando a temperatura

Passo 1

Meça a temperatura da água mergulhando nela a ponta metálica do termômetro.

Passo 2

Coloque o recipiente com água no freezer caso a temperatura da água esteja maior do que 4 graus. Caso esteja abaixo disso, você pode deixá-la na temperatura ambiente ou colocar no micro-ondas por um curto período para aumentar a temperatura.

Passo 3

Verifique a temperatura da água periodicamente. Retire o recipiente do freezer ou micro-ondas quando ele atingir aproximadamente os 4 graus. Nesse ponto, a água estará em seu nível máximo de densidade em estado puro.

Usando sal

Passo 1

Despeje aproximadamente 4 colheres de sopa de sal em um copo de água. Caso precise aumentar a densidade de um volume grande de água, use proporcionalmente mais sal.

Passo 2

Mexa até que o sal se dissolva completamente na água.

Passo 3

Despeje a água com sal através de um papel toalha para outro recipiente. Isso irá remover quaisquer partículas de sal que não tenham se dissolvido e manterá o volume de antes. Já que você adicionou massa sem aumentar o volume, a densidade da água salgada será maior do que a da água pura de antes.

Mais recentes

×