Como calcular graus na escala Baumé

••• Don Farrall/Valueline/Getty Images

A escala Baumé foi criada pelo químico francês Antoine Baumé para uso em hidrômetros, que medem a densidade de líquidos. Para a água e líquidos mais pesados ​​do que a água, zero graus Baumé corresponde a uma densidade específica de 1.000 (a densidade da água a 4 °C). No caso dos líquidos mais leves que a água, zero graus Baumé corresponde à densidade de uma solução de 10% de cloreto de sódio. Você pode converter entre graus Baumé e a medida mais comumente utilizada de densidade relativa usando algumas fórmulas simples.

Calculando Graus Baumé a partir da Densidade Relativa

Passo 1

Aqueça ou arrefeça aproximadamente a solução para a temperatura ambiente (cerca de 20°C).

Passo 2

Meça a densidade relativa de sua solução usando um hidrômetro. Se o líquido for menos denso do que a água, divida 140 pela densidade relativa. Se o líquido for água ou um líquido mais denso, divida 145 pela densidade relativa.

Passo 3

Subtraia 130 a partir do resultado do Passo 2, se o líquido for menos denso do que a água. Subtraia o resultado do Passo 2 a partir de 145, se o líquido for água ou um líquido mais denso.

Calculando a densidade relativa a partir de Graus Baumé

Passo 1

Aqueça ou arrefeça a solução aproximadamente para a temperatura ambiente (cerca de 20 °C).

Passo 2

Meça os graus Baumé de sua solução utilizando seu hidrômetro. Se o líquido na sua solução for menos denso do que a água, adicione 130 à medida de grau. Se o líquido for água ou um líquido mais denso, subtraia a medida de grau a partir de 145.

Passo 3

Divida 140 pelo resultado do Passo 2, se o líquido for menos denso do que a água. Divida 145 pelo resultado do Passo 2, se o líquido for água ou for mais denso. A resposta será a densidade relativa de sua solução.

Mais recentes

×