Aves que gostam de objetos brilhantes
Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images
Até mesmo os amantes de animais podem ter sua paciência testada por um comportamento incomum em aves: a atração de algumas espécies de pássaros por objetos brilhantes, como joias. Essa atração faz com que o pássaro entre dentro de casa ou tente roubar objetos brilhantes. Os pássaros se interessam por esses objetos para atrair companheiros ou para decorar seus ninhos, deixando-os mais agradáveis para as fêmeas, como sugerido no sítio web MadSci Network.
Gaio-azul
O gaio-azul, apesar do nome, só possui penas pretas e brancas, sem penas azuis, parecendo azul para um observador inexperiente. Membro da família dos corvídeos, o pequeno gaio-azul partilha com outras aves desse grupo, como a pega-rabilonga, uma afinidade por objetos reluzentes. Desde que a atividade humana reduziu as áreas de florestas onde o gaio-azul constrói seu ninho, a ave passou a se difundir cada vez mais no meio urbano. Pode-se deparar com essas aves catando "tesouros" brilhantes no meio do lixo.
Mainá
O mainá é membro da família dos esturnídeos, que inclui as espécies mainá-da-montanha e mainá-de-bali. Pássaros de pernas entroncadas, todos os esturnídeos são identificados pelo seu bamboleio ao caminhar e a rapidez das asas ao voar. Algumas pessoas mantém o mainá como animal de estimação. Quando em cativeiro, esse animal se entretém com brinquedos como sinos e espelhos. Apesar de ser originário da Ásia, o mainá é visto nos EUA devido à importação.
Pega-rabilonga
Talvez, um dos exemplos mais conhecidos de pássaros colecionadores de objetos brilhantes seja a pega-rabilonga, que, se tiver uma chance, vai tentar roubar uma bijuteria ou algo parecido. A pega-rabilonga tem uma aparência distinta, com penas negras e brancas e tons verdes e azuis. É fácil de ser reconhecida pelo seu canto que lembra o som de um chocalho. Felizmente, para os proprietários de joalherias de grife, as pegas são facilmente espantadas ao se defrontarem com seres humanos.
Gralha
Outro membro da família dos corvídeos, a gralha parece-se com a pega-rabilonga no sentido de que penica objetos brilhantes assim que tem uma oportunidade. De fato, o seu nome em inglês "jackdaw" pode ter sido inspirado por sua tendência à ladroagem, já que a palavra "jack" tradicionalmente figura um ladrão. Um pássaro pequeno para os padrões do resto da família, a gralha frequentemente nidifica em áreas urbanas. E é conhecida por construir ninhos em aberturas de chaminés.
Referências
Sobre o Autor
Simon Fuller has been a freelance writer since 2008. His work has appeared in "Record Collector," "OPEN" and the online publication, brand-e. Fuller has a Bachelor of Arts in English literature from the University of Reading and a postgraduate diploma from the London School of Journalism.
Créditos Fotográficos
Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images