×
Loading ...

Como as baleias se mantêm aquecidas?

As baleias se mantêm aquecidas mesmo nas águas geladas do oceano. (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Visão Geral

Baleias são grandes mamíferos que residem em oceanos e também são chamadas de cetáceos. As baleias são classificadas em dois grupos, baseados em sua estrutura dental. Um grupo é conhecido como baleias com barbatanas, pois ao invés de dentes para morder e mastigar, elas filtram plâncton através de estruturas que parecem peneiras, chamadas de barbatanas. O outro grupo é classificado como baleias com dentes, pois elas possuem dentes afiados e pontudos, que usam para rasgar e comer a comida. Baleias são criaturas de sangue quente que respiram através de pulmões e não possuem guelras, apesar de serem capazes de segurar a respiração por até duas horas. Seus corpos são aerodinâmicos como peixes, e suas nadadeiras dianteiras lembram remos. A expectativa de vida de uma baleia é entre 40 e 90 anos.

Loading...

Como elas se mantêm aquecidas

Baleias têm sangue quente, o que significa que sua temperatura corporal é automaticamente regulada para manter níveis razoáveis de calor. As baleias também se mantêm aquecidas no oceano gelado graças a uma espessa camada de gordura, o tecido adiposo, abaixo da pele. A espessura deste tecido varia, mas é mais grosso em baleias que vivem no Ártico, onde podem chegar a até 50 cm de espessura. A grossa camada de gordura isola a baleia da água fria ao envolvê-la e permite que ela mantenha uma temperatura corporal normal de aproximadamente 37 graus Celsius. O tecido adiposo também impede que o calor gerado pelo metabolismo delas escape do corpo.

Tecido adiposo

O tecido adiposo é uma espessa camada de gordura envolvida em colágeno que cobre todo o corpo da baleia, exceto por suas nadadeiras e outros apêndices. Além de ajudar as baleias a se manterem aquecidas, a gordura também armazena energia para uso posterior pela baleia. As baleias nascem com uma certa quantidade de tecido adiposo, que cresce em espessura quando ela amadurece. Quando consome alimentos ricos em gordura, como lulas e camarão, parte da gordura é armazenada para criar o tecido adiposo.

Loading...
Loading ...
Loading ...