Por que o bico do meu periquito cresce muito?
BananaStock/BananaStock/Getty Images
O bico de um periquito saudável é a sua principal ferramenta para comer, fazer sua higiene, brincar e alimentar seus filhotes. O órgão tem sensibilidade e delicadeza, assim como força. Se ele crescer muito e causar desconforto para o pássaro, pode ser cortado para que fique com o formato correto novamente. Essa é uma tarefa melhor executada por um veterinário, que saberá exatamente como e onde cortar o bico.
Anatomia
Um periquito tem duas mandíbulas em seu bico: o maxilar forma a parte superior, enquanto a mandíbula forma a parte inferior. Imediatamente acima do bico fica a cere, que é uma área carnuda do tecido que contém as narinas, ou fossas nasais. Ele é coberto com queratina, mesma substância encontrada nas unhas humanas. Como elas, o bico de um periquito cresce constantemente. Dependendo da espécie, ele pode crescer entre 2,5 a 6 cm por ano.
Um bico saudável
O bico de um periquito saudável é simétrico e macio, sem texturas ásperas ou manchas de descoloração. O alinhamento da parte superior e inferior deve ser de tal modo que a parte inferior se encaixe corretamente no gancho da parte superior sem torcer ou se sobrepor.
Bico anormal
Anormalidades no bico de um periquito podem incluir: crescimento desordenado, a parte inferior contorcer-se para o lado e sobrepor-se à superior, ou prognatismo, quando a parte superior é mais curta que a inferior.
Cuidados
Para manter um bico saudável, o periquito precisa tanto de condições de vida adequadas como de uma alimentação saudável. Uma boa alimentação para o pássaro inclui uma combinação de legumes frescos, sementes e pellets nutritivos. Uma dieta que consiste exclusivamente de sementes pode resultar em deficiências de cálcio e vitamina D, ambas as quais podem levar a problemas no bico. Já que os periquitos mantêm seus bicos saudáveis desgastando-os ao mastigarem e roerem brinquedos e ramos, é essencial oferecer a eles um osso de choco e outros brinquedos mastigáveis. Faça verificações diárias em busca de sinais de rachaduras, crescimento excessivo ou descoloração.
Referências
Sobre o Autor
Deborah Jones started her freelance writing career in 1990. Her work has appeared in The Writer's Forum, "Reader's Digest" and numerous D.C. Thomson magazines. Jones has a Bachelor of Arts in creative writing and a postgraduate certificate in education, both from the University of Derby.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images