×
Loading ...

Como fazer uma bobina com prego e fio

Fazer uma bobina elétrica com um prego e um pedaço curto de fio é um experimento que crianças podem fazer. Usar um prego de metal como o núcleo da bobina e um pedaço de fio isolado pode fazer um eletroímã poderoso. Remover a bobina completa do prego produz uma bobina que pode ser usada em vários experimentos elétricos. Várias outras formas ou materiais podem ser substituídos no lugar do prego para fazer bobinas maiores. Rolhas, lápis e cavilhas de madeira podem ser utilizadas como o núcleo da bobina.

Instruções

Faça uma bobina com prego e fio (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Pegue o fio a aproximadamente 15 cm da ponta e segure-o perto do prego.

    Loading...
  2. Enrole o fio firmemente ao redor do prego de metal. O sentido horário ou o anti-horário não fazem diferença. Mantenha as voltas da bobina mais próximas quanto possível uma da outra. O objetivo geral é fazer uma bobina sobre todo o comprimento do prego, sem espaços entre as voltas do fio.

  3. Use o desencapador e remova aproximadamente 2 cm de cada ponta do fio, expondo o cobre nu abaixo do isolamento.

  4. Coloque a pilha C horizontalmente na mesa. Use um pedaço curto de fita celofane e prenda uma ponta da bobina a um dos terminais da pilha. Conecte o outro fio da bobina ao outro terminal da pilha. Prenda os fios no local com os pedaços pequenos de fita celofane.

  5. Coloque algumas arruelas pequenas na mesa. Tente pegá-las usando qualquer extremidade do prego, enquanto a bobina está conectada à pilha. O prego e a bobina agirão como um eletroímã pequeno. Quanto mais voltas de fio haver no prego, mais forte o eletroímã. Responda a essa pergunta: Qual extremidade do prego, cabeça ou ponta, pode pegar mais arruelas?

  6. Posicione a bússola na frente do eletroímã. Mova a ponta do prego ao redor da bússola circularmente. Responda a isso: A agulha da bússola segue a direção do prego?

  7. Remova o prego da bobina. Responda a essas perguntas: A bobina ainda pega arruelas? A bobina ainda afeta a direção da bússola? Uma resposta será um sim e a outra um não; mas qual?

  8. Enrole outra bobina ao redor de um lápis longo de madeira. Conduza os mesmos experimentos descritos nos Passos 5 ao 7. Responda a essa pergunta: A bússola se move mais rapidamente com a bobina pequena feita no prego ou com a grande feita no lápis?

Loading...

Dicas

  • Isso manterá as mentes mais curiosas ou não curiosas ocupadas em um dia chuvoso.

Aviso

  • Use apenas energia de pilha para o eletroímã pequeno e a bobina. As tensões obtidas das tomadas podem causar queimaduras elétricas e ferimentos graves.

O que você precisa

  • Fio isolado de 45 cm
  • Prego
  • Desencapador de fio
  • Pilha tipo C
  • Mesa de trabalho
  • Fita celofane
  • Arruelas de metal pequenas
  • Bússola
  • Lápis de madeira, rolha, cavilha, etc.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...