A cadeia alimentar que envolve o morcego comedor de frutas

Anup Shah/Digital Vision/Getty Images
A floresta tropical é um dos biomas mais biologicamente diversos do mundo. A assombrosa variedade de espécies que a populam a tornam complexa, mas harmonicamente balanceada. Um dos atos de balanceamento da natureza é o mecanismo da cadeia alimentar, que diagrama a maneira que diferentes espécies se relacionam com seus predadores e presas dentro do ecossistema.
Visão geral da cadeia alimentar tropical
A cadeia alimentar da floresta tropical é, na verdade, uma rede composta por várias cadeias alimentares. No nível mais baixo estão as plantas e outros vegetais. Os insetos e pequenos herbívoros que se alimentam dessas plantas servem de comida para outros mamíferos. A complexidade dessa rede significa que várias espécies, como macacos e chimpanzés, ocupam a parte central da cadeia, pois além de predadores, também são presas.
Os morcegos comedores de fruta como presas
Os morcegos comedores de fruta são presas em relação a espécies onívoras e carnívoras maiores, como os primatas. Devido ao mecanismo da cadeia alimentar, seus predadores também se beneficiam dos nutrientes ingeridos pelas espécies de nível menor. Indiretamente, esses morcegos servem de comida para mamíferos ainda maiores, como os jaguares, que se alimentam de animais menores que se alimentaram de morcegos comedores de fruta.
O morcego comedor de fruta como predador
Esses morcegos, ao contrário de outras espécies, são herbívoros, se alimentando de frutas e outras plantas. Eles são atraídos por frutas doces, como mangas e amêndoas, mas também se alimentam de néctar floral. Dentro da cadeia alimentar, eles ajudam manter as populações dessas espécies de planta sob controle.
Papel ecológico
Um dos papéis mais importantes desses morcegos em relação à cadeia alimentar é sua capacidade de transferir sementes de frutas. Ao ingerir frutas, eles ajudam a dispersar sementes pelo ecossistema, incluindo as sementes que não são transportadas pelo vento ou outros mecanismos naturais. Quando a semente cria raízes e vira uma planta, ela fornece comida e habitat para outras espécies, que irão contribuir para a dinâmica da cadeia alimentar.
Referências
- "Os segredos das florestas tropicais", Jean Hamilton; 2005 [em inglês]
Sobre o Autor
David Ferris started writing professionally in 2006 and has been published in several newspapers. He has worked in a variety of fields including education and law. He strives to one day be an authority on all subjects, great and small. Ferris has a Bachelor of Arts in political science.
Créditos Fotográficos
Anup Shah/Digital Vision/Getty Images