Cães: como aplicar injeções intramusculares
Getty Images
Se você é dono de um cachorro que precisa de injeções, talvez seja necessário aprender como se aplicam aquelas que são intramusculares. Diferente das subcutâneas, elas precisam que a substância seja posta na carne do músculo.
Step 1
Paolo74s/iStock/Getty Images
Coloque a substância na seringa. A melhor forma para se fazer isso é segurar a embalagem do líquido de cabeça pra baixo e fazer com que a agulha puxe a medicação. Pegue apenas a quantidade necessária ou, no caso de uma dose única, use todo o líquido puxando o êmbolo.
Step 2
Misture a vacina de dose única (se necessário) empurrando a agulha em um conteúdo seco e empurrando o êmbolo para misturar o líquido com os tais conteúdos. Agite, vire a embalagem do produto de cabeça para baixo e coloque a substância na seringa. Seja cuidadoso para que o ar não entre ali e retire o líquido.
Step 3
Remova o ar da seringa. Segure-a de forma que a agulha esteja apontada para cima e, gentilmente, empurre o êmbolo para que o ar seja expelido, mas sem derramar o líquido para fora.
Step 4
Thanamat/iStock/Getty Images
Localize o músculo espesso na parte traseira das coxas do seu cachorro. Ela deve ser carnuda e capaz de receber uma injeção. Atenção para a parte traseira mesmo, não pelas laterais.
Step 5
Rapidamente, empurre a agulha nessa parte traseira da coxa, longe de ossos e ligamentos.
Step 6
Puxe ligeiramente o êmbolo e observe se há sangue. Se aparecer, remova a injeção, procure outro lugar e tente novamente.
Step 7
Injete o conteúdo da seringa no cão e retire a agulha.
Step 8
Procure por reações anafiláticas, como inchaço no rosto, problemas na respiração ou inconsciência. Contate um veterinário imediatamente para as dosagens apropriadas e administração de difenidramina e epinefrina.
Referências
- Dog Owner's Home Veterinary Handbook, James M. Giffin MD and Liisa D. Calson DVM, 2000 [em inglês]
- Como vacinar [em inglês]
Dica
- Peça para que o veterinário demonstre como se aplica uma injeção intramuscular.
Advertência
- As injeções possuem um certo risco de infecções e reações alérgicas, incluindo o choque anafilático. Sempre tenha disponível difenidramina e epinefrina, se o animal apresentar problemas na respiração, urticária ou até uma parada cardíaca. Procure assistência veterinária imediata para as dosagens e tratamentos.
Créditos Fotográficos
Getty Images