Como tratar a azia em cães

A azia é bastante comum em cães e pode ocorrer em qualquer idade

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Todos ficam preocupados quando um cão adoece. Se ele tiver azia, também conhecida como refluxo, ele pode ficar muito doente. No entanto, é importante compreender os sintomas para tratá-la, para que seu cão possa receber o cuidado necessário.

Diagnóstico e tratamento da azia em cães

Step 1

Compreenda o que causa azia no cão. Azia ou refluxo é causada por fluidos ácidos no estômago ou intestinos, invertendo o seu fluxo para o esôfago, irritando o revestimento de muco. De acordo com o site PetMD, a azia é bastante comum em cães e pode ocorrer em qualquer idade, embora os cães mais jovens apresentem um risco maior. O site Pet Dog Nation alerta que cães com sobrepeso e com uma dieta pobre estão em maior risco também.

Step 2

Preste atenção para os sintomas de azia no cão. Os sintomas de refluxo ácido incluem vômitos, perda de apetite e perda de peso. Procure sinais de dor ao engolir. Também verifique a existência de salivação e febre severa, pois esses são sintomas de que ele possa estar com um caso grave de refluxo. Mantenha as refeições regulares e não o alimente em excesso, pois isso pode aumentar os problemas de azia.

Step 3

Trate o cão com antiácidos. Verifique os níveis de dosagem por peso. Amasse os tabletes antiácidos com as costas de uma colher e misture o pó na ração úmida. Se o cão for exigente, tente misturar o pó na carne sem tempero ou ovos cozidos. Tente fazer o cão ficar em jejum por um dia ou dois. Isso pode reduzir a inflamação do esôfago.

Step 4

Procure aconselhamento veterinário se ele apresentar um problema grave de azia. Um veterinário pode realizar uma esofagoscopia, que envolve o uso de uma pequena câmera para verificar os danos no esôfago. Peça para ele avaliar se o cão precisa ou não desse procedimento, que pode diagnosticar problemas mais graves como cortes ou tumores no esôfago e hérnias de hiato.

eHow Brasil
×