Ciclos de vida dos cães

dog image by Krzysztof Gebarowski from Fotolia.com
A vida de um cachorro, assim como a de um ser humano, é dividida em diversos estágios. Tais estágios são caracterizados por diferentes processos e por mudanças psicológicas e comportamentais bem definidas. Normalmente, cães pequenos amadurecem mais rápido e vivem mais tempo, enquanto cães maiores tendem a amadurecer mais devagar e viver menos. Quando se conhece as diferentes fases de vida, você fica melhor preparado sobre o que esperar e pode lidar com problemas em potencial de forma mais conveniente.
Infância
Dependendo da raça do cachorro, a infância ocorre do nascimento até quando o filhote tem entre seis e 18 meses. Esta é a parte mais curta da vida de um cachorro e pode ser um desafio. O filhote normalmente pode viver com a mãe e com o restante da ninhada até que esteja totalmente desmamado, o que ocorre por volta de oito semanas de idade. Nesse período, a maioria dos filhotes são colocados para adoção e começam a ser efetivamente adestrados. A infância é principalmente caracterizada pelo comportamento brincalhão, pela exploração e por alguns estágios de medo quando o filhote passa por períodos de hesitação. A socialização tem um papel vital na infância e não deve ser ignorada.
Adolescência
Quando os donos de cachorros começam a relaxar porque seu filhote já está adestrado e não está mais mastigando tudo que vê pela frente, chega o período mais difícil da vida de um cão: a adolescência. Essa fase começa entre seis e dezoito meses e termina entre um e três anos. Cães adolescentes vão desafiar seus donos, testar seus limites e agir como se nunca tivessem ouvido um comando. Fisicamente, eles estão atingindo a maturidade sexual, e, caso não tenham sido esterilizados ou castrados, eles ficarão interessados no sexo oposto.
Idade adulta
A idade adulta começa entre um e três anos de idade e normalmente termina entre os seis e os 10 anos, dependendo da raça. É aí que a personalidade do cachorro finalmente se estabiliza depois do imprevisível e turbulento estágio da adolescência. Muitas vezes, os donos referem-se a essa fase como “a luz no fim do túnel”. Neste período, os cachorros não ficam mais testando seus limites e ficam mais relaxados depois que estabelecem uma rotina. Eles não apresentam mais os traços de hiperatividade das fases de filhote e adolescente, mas ainda precisam de exercício diário.
Terceira idade
Dependendo da raça de cachorro, a terceira idade pode começar entre os sete e os 10 anos. Cachorros nessa fase tendem a diminui um pouco seu ritmo. Raças maiores muitas vezes apresentam os primeiros sinais de dores nas juntas e podem ser menos tolerantes a exercícios. Um cachorro nessa fase normalmente é tranquilo e suave, mas, se estiver sentindo dor, pode agir de forma mal humorada. Dependendo da raça, os cães geralmente vivem de 10 a 15 anos.
Mitos
Apesar de as fases da vida dos cães serem semelhantes ao estágios da vida dos humanos, ainda existe um mitos segundo o qual cada ano da vida de um cachorro é equivalente a sete anos humanos. De acordo com o site Dog Breed Info Center, um cachorro de um ano equivale a um adolescente de 15 anos. Os veterinários criaram uma tabela muito mais precisa mostrando a comparação entre anos de cachorro e anos de ser humano.
Mais Artigos
Como filhotes de cachorro Pit Bull começam a ganhar músculos grandes?→

Desenvolvimento de filhotes Shih Tzu→

Idade recomendada para cruzar Lulus da Pomerânia→

Por que um filhote treme quando está dormindo?→

Como saber quando sua cadela está tendo o último filhote da ninhada→

Diferenças entre os cães boxers americano e alemão→

Referências
Sobre o Autor
Adrienne Farricelli has been writing for magazines, books and online publications since 2005. She specializes in canine topics, previously working for the American Animal Hospital Association and receiving certification from the Certification Council for Professional Dog Trainers. Her articles have appeared in "USA Today," "The APDT Chronicle of the Dog" and "Every Dog Magazine." She also contributed a chapter in the book " Puppy Socialization - An Insider's Guide to Dog Behavioral Fitness" by Caryl Wolff.
Créditos Fotográficos
dog image by Krzysztof Gebarowski from Fotolia.com