O que causa tontura em cães?
Dog image by Jan Zajc from Fotolia.com
Cães que têm tonturas podem ter problemas para brincar, passear ou até mesmo parado. Isso pode ser alarmante para o proprietário e pode ser um sinal de problemas mais sérios. Existem muitas causas de tontura em cães e possivelmente todas vão exigir uma visita ao veterinário.
Anatomia
O cachorro pode ter tonturas quando o ouvido médio, ouvido interno, ou cerebelo estão afetados. O ouvido médio e interno contêm um fluido que ajuda o cérebro reconhecer se o corpo está equilibrado. O cerebelo é a parte que controla o equilíbrio e a orientação espacial. Se estas áreas estiverem alteradas por infecção ou qualquer outra condição, o cérebro entende que o corpo não está equilibrado, e o cão fica tonto.
Condições
Como em seres humanos, alguns cães estão propensos a hipoglicemia. Se isso acontecer, o cão pode sentir-se tonto. Essa condição pode exigir atenção veterinária para colocar o cão uma dieta especial. Isso irá prevenir futuras crises de tontura.
Picadas de insetos, principalmente de abelhas também podem causar esse quadro. O cão ficará tonto após uma picada se for alérgico a picadas de abelha.
Infecção
Uma das principais causas de perturbação do ouvido interno ou médio é a sua infecção. Cães que têm infecções de ouvido não tratados podem ficar tontos. Na maioria das vezes, as infecções podem ser aliviadas com antibióticos, mas, se a infecção é grave ou crônica, a cirurgia do ouvido pode ser necessária para aliviar a pressão sobre o ouvido interno ou médio.
Doença
A tontura é um efeito colateral pouco comum de recuperação da doença vestibular. Se a doença for tratada com sucesso, a tontura deve ir embora com o tempo, mas se a doença persistir, é provável que a tontura persista também.
Doença de coração às vezes pode causar tonturas, muitas vezes associada a exaustão.
Cães com câncer também podem apresentar esse sintoma, especialmente se o tumor invadir o cérebro ou a área ao redor das orelhas.
O que fazer
Durante o evento, o cão pode ter problemas para caminhar ou mesmo sustentar a cabeça. É essencial manter o cão seguro. Faça que se sente com a cabeça para baixo e os quadris elevados no ar. Cubra o cão com um cobertor, mesmo que não esteja tremendo ou não mostre quaisquer sinais de choque. Nunca tente fazer o cão comer ou beber ou tentar tirá-lo do estado de tontura (por exemplo, batendo ou sacudindo-o). Após a tontura, entre em contato com o veterinário, mesmo se o cão parecer bem, para determinar a causa.